Pinhão, frio e comida campeira, iguarias do turismo na Serra Catarinense. A fantástica Serra Catarinense conhecida por suas riquezas naturais, culturais, gastronômicas, além das temperaturas abaixo de zero nessa época do ano, fazem o gosto dos turistas que procuram a região para “turistiar”, fugindo da rotina e buscando um contado mais forte com a natureza. Neste período, em que o distanciamento social se faz necessário, a região – que valoriza os saberes e os fazeres das pessoas que compõem a cultura regional – mostra todas as suas potencialidades.
BOM JARDIM DA SERRA
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Falando nisso, Bom Jardim da Serra vem despontando no turismo da Serra Catarinense a exemplo de Urubici. Novos condomínios novos projetos inclusive de ciclovia a partir da Serra do Rio do Rastro uma vez que a dita serra atrai centenas de ciclistas. Um eterno desafio internacional e que atraiu a maior prova de ciclismo do mundo de estrada o Haute Route, que irá percorrer 238 quilômetros entre os dias 22 e 24 de outubro, em Urubici, Bom Jardim da Serra (Serra do Rio do Rastro) e Florianópolis.
O Prefeito Pedro Luiz Ostetto junto com a Secretária de Turismo Sandra Padilha não tem medido esforços para o desenvolvimento da região. Quem esteve por lá foi o mago da TV, Hans Doner que brindou a cidade com a sua marca. Neste ano em que o Haute Route completa uma década desde o primeiro evento nos Alpes, estão previstas competições de três, cinco e sete dias também na Suíça, na França, na Itália e na Espanha, em estradas consagradas como os Pirineus, os Alpes franceses, as Dolomitas, entre outras. É a sua primeira edição no Hemisfério Sul, ciclistas de todo o Brasil e de vários outros países já estão treinando. Inscreva-se.
Essa modalidade de turismo relaciona ingredientes fundamentais, relacionando território e identidade territorial os produtos serranos, começando com o pinhão, passando pelo delicioso queijo serrano, mel, linguiças artesanais e demais sabores e temperos. Exemplo disso é o Boqueirão Hotel Fazenda, em Lages, a Princesa da Serra, em Lages SC, que usa e abusa da cultura e gastronomia regional, começando pela famosa farofa de pinhão, aproveitando a temporada desse alimento. E não é só isso, nos finais de semana, o turista ainda tem a oportunidade de ouvir músicas e espetáculos tradicionalistas, trazendo na bagagem um conhecimento que ninguém tira, fazendo-o retornar sempre.
POTENCIALIDADES TURÍSTICAS
Falando nisso, o potencial turístico inexplorado de muitas atrações brasileiras foi abordado pelo presidente da Braztoa, Roberto Nedelciu, em seu painel na BNT Mercosul. Ele apontou o trabalho em desenvolvimento pela Academia de Excelência Braztoa, que visa identificar esses produtos e potencial para serem comercializado além de qualificar os empresários para fazer essa transformação. “Será que o turismo não traria muito mais marketing para o produto? Isso traria mais vendas a ainda um lucro extra com a exploração do turismo. Mas pra divulgar isso é preciso de humanos que tenha essa expertise. Temos que começar a valorizar o nosso mercado e nossos produtos e tudo o que temos aqui”.
ACADEMIA DE EXCELÊNCIA
Roberto Nedelciu abordou o trabalho da Academia de Excelência Braztoa, que engloba cursos, programas de aprendizagem e projetos de parcerias público-privadas. O projeto tem como objetivo compartilhar tendências, soluções e conhecimento de mercado com líderes, empreendedores, investidores e destinos turísticos por meio de um programa de aprendizagem, tendo como instrutores grandes nomes do setor e especialistas de diversas áreas. O executivo finalizou abordando a importância do turismo para uma retomada rápida da economia, com o seu potencial rápido de geração de emprego e renda e a sua capilaridade em outros segmentos. “A capilaridade do turismo é muito grande. Até pouco tempo se falava que o turismo impactava em 53 segmentos e se descobriu recentemente, em um estudo da Fecomércio que são mais de 500 atividades econômicas impactadas”, completou.