Mais da metade das mulheres cuidam dos filhos durante o home office, aponta pesquisa da Ticket

Mais da metade das mulheres cuidam dos filhos durante o home office, aponta pesquisa da Ticket

Mães afirmam que, entre as maiores dificuldades do trabalho remoto, estão a realização das refeições nos horários corretos e o acompanhamento das crianças nas atividades online da escola

Uma pesquisa realizada pela Ticket, marca de benefícios de alimentação e refeição da Edenred, apontou que 58% das mulheres que estão trabalhando em casa durante a pandemia realizam as atividades profissionais enquanto cuidam dos filhos. Ao ouvir mais de 800 pessoas, o levantamento, que mapeou a rotina de trabalho das mães que estão em home office, revelou também que 20% permanecem com as crianças em casa, mas sob os cuidados de outras pessoas. Já 8% recorrem à creche ou escola e 6% deixam as crianças na casa de parentes. As demais respondentes possuem filhos com idade superior a 12 anos.

Quando questionadas sobre a flexibilidade de horário proporcionada pela empresa, 40% revelam ter liberdade para adaptar o expediente à sua rotina doméstica, já 25% não conseguem usufruir da flexibilidade por conta do cargo que ocupam ou atividades que realizam, apesar de a empresa oferecer essa versatilidade. As entrevistadas que disseram que os empregadores não oferecem essa opção são 35%. “Os resultados mostram que as empresas estão cada vez mais conscientes da importância da maleabilidade em relação às profissionais que são mães e que, durante a pandemia, têm se desdobrado para cumprir várias tarefas ao mesmo tempo. Com a flexibilização, todos saem ganhando, inclusive a empresa”, comenta José Ricardo Amaro, Diretor de RH da Ticket.

Quando o assunto é o nível de concentração que conseguem atingir durante o trabalho no modelo home office, 31% das entrevistadas afirmam que conseguem se concentrar melhor, pois, mesmo em dupla jornada, a quantidade de interrupções diminuiu em comparação ao que ocorria na empresa. Já 29% disseram que, em casa, o nível de ruídos aumentou e a concentração foi prejudicada; e 19% também têm a mesma percepção, mas por conta da quantidade de mensagens, e-mails e reuniões online. Em relação à performance no trabalho durante a pandemia, 45% afirmaram que ela aumentou, enquanto 34% disseram que não houve mudanças. Outras 11% contaram que houve uma queda na performance e já foram, inclusive, sinalizadas pelo gestor e 10% também sentiram um declínio, mas ainda não foram notificadas pelo líder.

Entre as principais dificuldades relatadas estão conciliar as atividades do trabalho com os familiares, tais como o preparo e consumo das refeições em horários corretos (20,5%); ajudar os filhos nas tarefas online da escola (17%); fazer com que os filhos entendam que elas estão trabalhando de casa (15%). Ainda com relação aos desafios, cerca de 13% mencionaram a falta de tempo para realizar atividades físicas; uma parcela de 10% disse não ter tempo de lazer com os filhos; e 10% não conseguem um período de lazer para si mesmas ou com o companheiro.

Ainda assim, 93% das participantes afirmaram que o home office as aproximou dos filhos. “Estamos em um momento de inúmeros ajustes no modelo de trabalho. A pandemia acelerou muito esse processo dentro das empresas e a tendência é que ele perdure para além da crise de saúde”, opina Amaro.

Sobre a Ticket

A Ticket é pioneira no setor de refeição-convênio, presente no Brasil desde 1976, mesmo ano de lançamento do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), do Ministério do Trabalho. A marca criou o primeiro benefício de alimentação ao trabalhador no Brasil, o Ticket Restaurante, e, desde então, é protagonista na transformação digital do setor ao oferecer soluções inovadoras e versáteis nos segmentos de Alimentação, Refeição, Transporte, Cultura, Incentivos, Recompensas, Antecipação Salarial e Saúde, sempre com o propósito de multiplicar benefícios a todos os seus públicos. Atualmente, seu amplo portfólio de soluções no Brasil atende às necessidades de mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas-clientes e 455 mil comerciantes credenciados.

A Ticket é uma marca da Edenred, plataforma global e digital de serviços e pagamentos que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes. Líder em seu segmento, conecta mais de 50 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e mais de 850 mil empresas-clientes, em 46 países, administrando transações que equivalem a mais de 1,5 bilhões de refeições servidas a trabalhadores, anualmente.

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Sobre a Edenred

A Edenred é uma plataforma global e digital de serviços e pagamentos que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes. Líder em seu segmento, conecta mais de 50 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e 850 mil empresas-clientes, em 46 países.

A Edenred oferece soluções de pagamento para fins específicos e, no Brasil, sua atuação conta com três linhas de negócios: Employee Benenefits, com a marca Ticket; Fleet & Mobiliy, com as marcas Ticket Log, Repom e Freto; e Pay, com a Edenred Soluções Pré-Pagas. São mais de 130 mil empresas-clientes, 7 milhões de empregados beneficiados e 455 mil comerciantes credenciados no país.

Essas soluções melhoram o bem-estar e o poder de compra dos usuários, fortalecem a atratividade e a eficácia das empresas e dinamizam o mercado de trabalho e a economia local. Além disso, ampliam o acesso a uma alimentação mais saudável, a produtos mais ecológicos e a opções de mobilidade.

Em 2020, o Grupo movimentou um volume de negócios de aproximadamente € 30 bilhões, principalmente com o uso de aplicativos móveis, plataformas on-line e cartões.

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Site: www.edenred.com.br

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