Entre as novidades, acordo institucional entre a premiação e a plataforma Clima ao Vivo. Objetivo é fortalecer a estratégia de marketing e a sinergia entre os dois empreendimentos
O Prêmio Top Destinos Turísticos, fruto de parceria entre ADVB-SP e Skål Internacional São Paulo, chega à 3ª edição e vem despertando grande interesse dos dirigentes municipais. A primeira etapa do certame – inscrição por categoria – é feita a partir do preenchimento de um breve formulário disponível no site www.topdestinosturisticos.com.br/inscricao2021.
Cada município pode se inscrever, de forma gratuita, em quantas categorias desejar, desde que apresente Justificativa breve em defesa da inscrição. A partir de 1º de junho de 2021, começa a segunda etapa da premiação: votação popular dos ‘top finalistas’ por categoria, no site www.votetop.com.br. Encerramento se dará em 31 de outubro.
A apuração levará em consideração o total de votos obtidos, ponderados pelo número de habitantes e transformados em pontos. As cidades inscritas serão objeto de pontuação técnica, de 1 a 100, por uma Comissão Julgadora.
Serão consideradas vencedoras três cidades por categoria (top finalistas), segundo a soma dos pontos da votação popular e a pontuação técnica da Comissão Julgadora. A que obtiver a maior pontuação será a respectiva campeã da categoria.
Balizas institucionais
O presidente da ADVB-SP, Aristides de La Plata Cury, um dos idealizadores do Top Destinos Turísticos, não esconde o entusiasmo com os sinais positivos relacionados à 3ª edição. O avanço da vacinação contra a Covid-19 também é fator que eleva o otimismo quanto ao sucesso da adesão ao prêmio.
“O Top Destinos Turísticos estimula o empreendedorismo; ajuda no fortalecimento da identidade territorial e na promoção dos produtos locais. Também motiva a cidadania em defesa do turismo para a geração de postos de trabalho e renda. Eleva a autoestima e engaja a participação da população residente e visitante”, manifesta-se Aristides Cury.
Já o presidente da Skål Internacional São Paulo, Walter Teixeira, lembra que o lema da entidade, fundada em 1934, é fazer negócios entre amigos. E que a Skål SP é o primeiro clube da confraria, no Brasil, criado em 1955. “Um ano antes da criação da ADVB”, salienta o executivo.
Walter Teixeira diz que o prêmio Top Destinos Turísticos chega à 3ª edição estruturado e consolidado. “No médio e longo prazo, nosso objetivo é amplia-lo para o âmbito nacional. E acumular cases de sucesso, para balizarem o avanço do marketing turístico”, acrescenta.
Parceria Top Destinos Turísticos e Clima ao Vivo
Acordo institucional foi formalizado no início de maio entre a plataforma Clima ao Vivo e o prêmio Top Destinos Turísticos. Em todas as etapas da premiação, as instituições se dedicam à divulgação recíproca nos respectivos canais próprios de que dispõem, para fortalecimento mútuo das marcas.
A logomarca Clima ao Vivo comparece na home do site do Top Destinos Turísticos como patrocinador Gold. Na 3ª edição do prêmio Top Destinos Turísticos, foi criado um guia digital – espaço de apoio promocional para marcas parceiras. Objetivo é promover os atrativos e equipamentos turísticos para toda a audiência do site votetop.com.br.
Municípios inscritos na premiação, que possuem uma ou mais câmeras instaladas pelo portal Clima ao Vivo, também terão as imagens dos destinos exibidas no Guia Digital em tempo real. Informações completas e cases estão disponíveis no hiperlink dicas.
Isenção e lisura
A Comissão Julgadora é soberana para adotar total ou parcialmente as categorias do Top Destinos Turísticos. Pode excluir, agrupar ou criar novas categorias se consideradas necessárias para o bom andamento da premiação.
As cidades não pagam para participar. E as vencedoras receberão os prêmios em cerimônia marcada para 30 de novembro, no hall nobre do Palácio dos Bandeirantes. Além de prefeitos, dirigentes e imprensa, solenidade contará com a presença do Secretário de Turismo e do governador de São Paulo, respectivamente Vinicius Lummertz e João Doria.
O Prêmio Top Destinos Turísticos conta com o apoio de diversas entidades e empresas. A votação das cidades é feita pela população em geral, via internet e independe de influência de seus patrocinadores ou parceiros.
Categorias da Premiação
Turismo Social: forma de conduzir e praticar a atividade turística promovendo a igualdade de oportunidades, a equidade, a solidariedade e o exercício da cidadania, na perspectiva da inclusão.
Ecoturismo: utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista.
Turismo Cultural: atividades turísticas relacionadas ao conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultura. E, também, dos eventos culturais.
Turismo Religioso: atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas.
Turismo de Estudos e Intercâmbio: movimentação turística gerada por atividades de aprendizagem. E de vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e afins.
Turismo de Esportes: atividades turísticas decorrentes da prática, envolvimento ou observação das diferentes modalidades esportivas.
Turismo de Pesca: atividades turísticas decorrentes da prática da pesca amadora.
Turismo Náutico: utilização de embarcações náuticas com a finalidade da movimentação turística.
Turismo de Aventura: movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.
Turismo de Sol e Praia: atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias.
Turismo de Negócios e Eventos: conjunto de atividades decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, promocional, técnico, científico e social.
Turismo Rural: atividades turísticas desenvolvidas no meio rural. Agrega valor a produtos e serviços; resgata e promove o patrimônio cultural e natural da comunidade.
Turismo de Saúde: atividades turísticas decorrentes da utilização de meios e serviços para fins médicos, terapêuticos e estéticos;
Turismo de Parques Temáticos: viagens motivadas por visitações a recinto ou espaço com um conjunto de atrações para fins de diversão, entretenimento, educação ou cultura.
Turismo de Compras: consiste na viagem cuja motivação está ligada à aquisição de produtos inexistentes ou não encontrados nas condições de qualidade e preço, na localidade de origem do turista.
Turismo Gastronômico: relacionado à motivação da escolha da viagem, quando influenciada pela expectativa de experiência diferenciada da gastronomia que o destino pode oferecer ao turista.