Atendimento voltado a grupos prioritários segue em oito pontos na próxima semana, de 9h30 às 17h
– Entre os dias 17 e 21 de maio, 5.273 pessoas foram vacinadas contra Covid-19 nos oito postos em funcionamento em estações de metrô, da CPTM e em um terminal de ônibus da EMTU.
As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos seguem na próxima semana, de 24 a 28 de maio, com os oito postos de vacinação, onde pessoas de todos os grupos prioritários previstos no Plano Estadual de Imunização (PEI) podem receber a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. O horário de funcionamento nestes locais é das 9h30 às 17h.
Diariamente, as empresas ligadas à STM irão atualizar em suas redes sociais o funcionamento dos postos. Para ter acesso às informações sobre os públicos que integram os grupos prioritários e suas respectivas obrigatoriedades, acesse o site http://vacinaja.sp.gov.br/.
Para agilizar o atendimento no dia da vacinação, é indicado que seja feito um pré-cadastro no site Vacina Já (http://vacinaja.sp.gov.br/). É necessário informar nome completo, CPF, data de nascimento, endereço completo e telefone.
Vacinação de colaboradores do transporte público – Desde o dia 11 de maio, os trabalhadores da linha de frente da CPTM e do Metrô estão sendo imunizados contra a COVID-19. Nesta primeira fase, foram incluídos operadores, maquinistas e os que desempenham suas funções no Centro de Controle Operacional (CCO) de todas as idades. Para as categorias da linha de frente como segurança, limpeza (incluindo os terceirizados) e bilheteria a vacinação é para quem tem acima de 47 anos.
No dia 18 de maio, começou a vacinação contra a COVID-19 de motoristas e cobradores de ônibus intermunicipais da EMTU.
Alimento Solidário – Quem for tomar vacina em um desses postos pode aproveitar para doar alimentos não perecíveis para a campanha Alimento Solidário. Os Transportes Metropolitanos participam da campanha, promovida pelo Fundo Social do Governo do Estado, com pontos de coleta em mais de 180 estações e terminais da CPTM, Metrô e EMTU. As prefeituras também envolvidas no projeto vão distribuir os alimentos doados para famílias em situação de extrema vulnerabilidade. As caixas de arrecadação ficam próximas às catracas de acesso nas estações e terminais e qualquer pessoa pode ir até um destes pontos e entregar sua contribuição.
Serviço:
Postos de Vacinação contra Covid-19
Horário: das 9h30 às 17h
Locais:
CPTM
Linha 11-Coral: Estação Guaianases
Linha 12-Safira: Estações São Miguel Paulista, Jardim Helena-Vila Mara e Itaim Paulista
Metrô
Linha 3-Vermelha: Estações Corinthians-Itaquera e República
EMTU
Terminal de Ônibus São Mateus
Metrô
Linha 4-Amarela: Estações República e Butantã
Postos de arrecadação do Alimento Solidário
CPTM – Todas as estações das Linhas 7-Rubi, 8-Diamante (exceção das estações Amador Bueno e Santa Rita), 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade
Metrô – Todas as estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e Linha 15-Prata
EMTU – 11 Terminais de Ônibus Intermunicipais
Terminal São Mateus
Terminal Santo André Oeste
Terminal São Bernardo do Campo
Terminal Piraporinha (Diadema)
Terminal Diadema
Terminal Jabaquara
Terminal Taboão (Guarulhos)
Terminal CECAP (Guarulhos)
Terminal Vila Galvão (Guarulhos)
Terminal Luiz Bortolosso (Osasco)
Terminal Cotia
Secretaria dos Transportes Metropolitanos – A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.