Maioria dos consumidores planeja suas compras online com antecedência, diz pesquisa

Maioria dos consumidores planeja suas compras online com antecedência, diz pesquisa

Pesquisa da Via Marketplace com o E-Commerce Brasil mostra os principais pontos de decisão de compra de um consumidor online.

Quando questionados sobre a última vez em que compraram algo exclusivamente para si mesmos online, as respostas foram:

  • 37% na última semana;
  • 25% no último mês;
  • 18% nas últimas 24 horas;
  • 16% nos últimos seis meses.

Momento da compra

No momento de escolher, os consumidores responderam como a sua decisão de compra pode ser classificada.

Para 37% a compra é planejada de acordo com o saldo da conta. 34% responderam que a compra é completamente planejada (dia da compra, saldo na conta, cupons utilizados) e 13% afirmou que ela é planejada com base em algo que ainda vai receber.

Apenas 14% dos consumidores responderam que as compras são feitas sem planejamento, porque “ele ou ela merecem”.

Cancelamento de compra

Ao serem questionados sobre o principal motivo de cancelarem uma conta, 42% afirmaram que é por não terem gostado do produto. Além disso, 16% afirmaram que perceberam que a compra era sem necessidade.

6% disseram que foi a falta de planejamento ao fazer a compra.

Para presente

Ao fazerem compras para presentear, 40% disseram comprar roupas ou calçados. Outras categorias também apareceram, como:

  • 15% livros;
  • 12% cosméticos;
  • 11% eletrônicos;
  • 8% comida.

Pelo celular

Outro dado relevante da pesquisa é o meio pelo qual as compras foram feitas. 61% dos entrevistados afirmaram já terem usado o celular para fazer compras online mais de dez vezes. 27% entre duas e dez vezes.

Opinião

Além disso, ao comprar algo que o consumidor nunca comprou antes, o primeiro lugar em que ele procura informações sobre o produto é no Google: 65% das respostas.

11% disseram usar sites de comparação de produtos, enquanto 8% usam os sites das próprias lojas virtuais. 6% fazem pesquisas pelas redes sociais.

Quando questionados sobre o maior efeito na opinião antes de realizar uma compra, 64% afirmaram que a maior influência que sofrem é a de comentários nas redes sociais ou de sites como o Reclame AQUI. 21% levam mais em consideração comentários e opiniões de familiares ou amigos.

Em contrapartida, os consumidores afirmaram que o que menos influencia sua decisão de compra é a opinião dos lojistas e informações diretas dos vendedores do site (59%).

Black Friday

Podendo assinalar mais de uma resposta, os consumidores também foram questionados sobre como se preparam para a Black Friday.

  • 59% afirmaram se informar com antecedência e acompanhar com antecedência os preços dos produtos que querem comprar;
  • 57% disseram realizar pesquisas de preços em sites para comparação;
  • 54% usam os sites de busca para fazer as análises;
  • 32% afirmaram se cadastrar nos sites para receber ofertas;
  • 11% recebem as ofertas através de grupos de mensagem.

Fonte: www.ecommercebrasil.com.br

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