4 maneiras de desbotar o jeans reforçando sua personalidade

4 maneiras de desbotar o jeans reforçando sua personalidade

Talvez você já tenha experimentado manchar ou desbotar o seu jeans, de maneira artesanal. O efeito é completamente artístico e zen. Salvo pequenos deslizes no planejamento, quase sempre a experiência resulta em uma peça única, cheia de personalidade, daquelas que a gente nunca joga fora.

Mas todo experimento tem seus prós e contras: se o resultado da peça feita em casa é motivo de orgulho, os produtos que despejamos para fazer isso em ambiente doméstico não. A boa notícia é que a maioria das empresas de beneficiamento do jeans, que aplicam esses efeitos, já encontraram alternativas bem mais sustentáveis e limpas para explorar as diferenças de tonalidades que tanto amamos no jeans.

E já que a calça manchada tem essa capacidade de criar vínculos fortes e duradouros com o consumidor, e a questão dos ingredientes usados para obtenção do efeito evoluiu, não é de se espantar que ela seja uma das grandes protagonistas das coleções de Verão 2022.

Afinal, nem sempre queremos que o nosso jeans seja versátil. Muitas vezes, o que queremos é nos reinventar. E nesses tempos de tensão, desafio e mudanças essa mentalidade tem prevalecido na moda como uma verdadeira terapia.

Por isso, o e-commerce está repleto de exemplares que brincam com a tonalidade do jeans. Em nossa análise, identificamos quatro lógicas diferentes que tem direcionado as variações de tonalidades do jeans.

A primeira delas gira em torno do tie-dye, que continua validando sua permanência como linguagem nas coleções, pelo seu efeito artístico e pela sua capacidade de se reinventar. No e-commerce, ele tem se reinventado com versatilidade, atuando tanto como detalhes em versões localizadas quanto como protagonistas criando efeitos verticais de tonalidades em todo o entrepernas.

As múltiplas interpretações explorando o two tone (o jeans partido por tonalidades) também representam essa tendência, e estão presentes em peças como a pantalona, onde o efeito destaca ainda mais a dramaticidade do fit. Essa ênfase pode ser dada tanto pela divisão do entrepernas por meio de contrastes, quanto por detalhes repentinamente desbotados como o giro da bainha. Bordados, muitas vezes concentram-se justamente nestas localizações.

O ombré é outro efeito que tem sido resgatado com essa proposta, de diferenciar o jeans criando um elo afetivo com o consumidor. Neste caso, os novos efeitos também são bastante experimentais, criando transições de até três cores e tem como alvo principal as modelagens baggy, pantalona e mom.

Por fim, a ideia dos respingos também tem inspirado as variações de tonalidades no jeans, reforçando a proposta da peça artesanal (ainda que sua procedência seja industrial). O efeito, se atualiza por localizações cada vez mais corajosas, alterando toda a superfície do jeans ou jogando energia na barra da calça. Patches e bordados mais uma vez unem-se à linguagem, provocando uma overdose de criatividade e personalidade no jeans.

Fonte: guiajeanswear.com.br

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *