Abalados pela crise e em busca de novos mercados, viram na Sonoma Market a possibilidade de ter um suporte para cuidar de toda a logística, embalagem e entrega, além do acesso à uma base fiel de consumidores
Alguns fornecedores abalados pela crise e em busca de novos mercados viram na Sonoma Market a possibilidade de ter um suporte para cuidar de toda a logística, embalagem e entrega, além do acesso à uma base fiel de consumidores. Isto se tornou uma grande vantagem principalmente para pequenos produtores, produtores artesanais e importadoras de pequeno porte.
A empresa atuava apenas como importadora e e-commerce de vinhos premium, porém, no ano passado, decidiu ampliar sua atuação e entrou para o marketplace, se tornando a primeira da América Latina focada no segmento de bebidas e alimentos, capaz de oferecer maior gama de vinhos, destilados e produtos gastronômicos de alta qualidade.
Nesse sistema, a plataforma começou a integrar seus sellers em meados do ano passado, em plena pandemia e, até o momento, não houve nenhuma desistência. Em média, são mil produtos ativos na vitrine do seu site (com previsão de chegar a quatro mil até o final de 2021), tendo destaque para os vinhos, mas também com acessórios para bebidas, massas, azeites, embutidos, destilados de diversos tipos, e, em breve, queijos, chocolates e comidas frescas.
A plataforma oferece um sistema fulfillment (full commerce) – um conjunto de operações e atividades desde o recebimento do pedido até o momento da entrega do produto ao cliente final. Este serviço permite que a empresa possa oferecer as modalidades de “Entrega 60 Minutos” ou “Entrega 90 Minutos” para seus clientes, que, segundo o CEO, Alykhan Karim, eleva a venda em mais de 50%.
Segundo ele, muitos dos sellers enxergam hoje a Sonoma Market como uma alternativa ao lançamento de um e-commerce próprio. “Na pandemia houve uma grande expansão de lojas e-commerce. Porém, uma coisa pouca entendida é o custo de formar uma base de clientes, concorrer no marketing online e mídias sociais, com continuidade e conseguir se destacar contra uma concorrência cada vez mais profunda. Isto torna a venda dentro de um marketplace cada vez mais interessante para uma empresa importadora ou produtora. O marketplace, por natureza, precisa criar mais valor para seus sellers e buyers do que para ela mesmo, senão ela não funciona, não conseguirá expandir com sucesso. Estamos muito focados nisto”, pontua o CEO.
Entre os casos de sucesso estão os vinhos Pé-Tinto, alentejano da Herdade do Esporão, que vendeu 20.000 garrafas em 2020. No mesmo período foram vendidas 4.000 garrafas do Chablis do Domaine Chatelain, um vinho de categoria super premium, cujo valor unitário da garrafa está acima dos R$200. No último semestre o fenômeno de vendas foi o Banfi Sorbus Malbec Orgânico, vinho argentino produzido pelo Castello Banfi, de Montalcino, Itália. No período foram vendidas 10.000 garrafas deste vinho. Outro tema que tem despertado interesse dos consumidores da Sonoma Market são os vinhos brasileiros de pequenos produtores e artesanais, como Faccin e Era dos Ventos. Como exemplo, a importadora Qualimpor, e outras que estão entre as maiores do país, estão em processo de integração na nossa plataforma.
Dessa forma, a Sonoma Market deixa de ser apenas um curador dos produtos que vende e passa a ser também um curador dos curadores que expõem seus produtos no marketplace. Segundo Alykhan, “nossos sellers são também nossos clientes. Fornecemos os dados de venda e das buscas na plataforma; informamos o que está vendendo, o que está gerando maior número de buscas e maior número de conversão. Por conta da nossa especialização na área de bebidas e alimentos premium, e por conta da tecnologia própria, os sellers vendem, em média, 4,2 vezes mais na Sonoma Market que na MagaLu ou Mercado Livre (dados do mês de março/2021)”.
Serviço:
Site: sonoma.com.br
Contato para sellers: comercial@sonoma.com.br