Um recall da Subaru foi anunciado pela marca e pelo Procon-SP na última segunda-feira (10). O chamado envolve os modelos XV (2018 e 2019) e Forester (2019), sujos números de chassis e datas de fabricação serão informados abaixo.
Recall da Subaru
De acordo com o comunicado, o torque de aperto dos quatro parafusos do suporte da barra estabilizadoras pode estar abaixo do especificado pela marca. O uso do veículo pode fazer com que os parafusos se soltem, ocasionando barulhos na suspensão ou até mesmo desprender o suporte do local. Com isso, tubulação de freio, semieixo e subchassis podem sofrer avarias, com o risco até de perda dos freios.
Veículos envolvidos
A seguir, confira os modelos que foram convocados neste recall.
Subaru XV (2018 e 2019)
- Chassis (não sequenciais): de JGOO8O77 a KGO84651;
- Data de fabricação: de 25/5/2017 a 23/5/2019.
Subaru Forester (2019)
- Chassis (não sequenciais): de KGOO2O33 a KGO28316;
- Data de fabricação: de 24/5/2018 a 25/4/2019.
Os proprietários devem agendar em uma concessionária da marca a inspeção dos parafusos. A Subaru disponibiliza o telefone 0800 770 2011 e o site recall.subaru.com.br.
Demais recalls
Além do recall da Subaru, há outros chamados em aberto no Brasil. Um deles envolve a Porsche, com três modelos convocados de uma só vez. Há também um da moto CRF 450R da Honda, Já a Kia anunciou a convocação da van Carnival.
Nas últimas semanas, foi anunciado um recall envolvendo o Toyota Camry e alguns modelos da Lexus.
O Garagem360 também divulgou a convocação de alguns modelos da Honda. Todos os detalhes podem ser vistos aqui. Há também um recall em aberto do Chevrolet Tracker.
A Volkswagen chamou a picape Amarok para recall há alguns dias, já que existe o risco do estepe se soltar. Todos os detalhes do recall estão disponíveis neste link.
A Renault anunciou recentemente a convocação de alguns veículos fabricados em 2020. Foram convocados os modelos Duster, Duster Oroch, Sandero e Logan. Todas as informações podem ser vistas aqui.
O grupo Stellantis também está com recall em aberto no País. Trata-se de mais um recall motivado pelos airbags produzidos pela japonesa Takata. Por conta disso, alguns veículos da Fiat foram chamados para a troca das bolsas infláveis. O texto completo pode ser visto neste link.
Há um outro recall envolvendo uma marca do Stellantis. Nesse caso, é uma convocação da Jeep e que envolve 1.685 unidades do Grand Cherokee, fabricados entre 2014 e 2015. Segundo o comunicado da Jeep, foi identificada uma falha no sensor de posição do virabrequim dos veículos. Esse problema impossibilita a partida do motor, e em casos extremos pode causar o desligamento repentino do veículo, mesmo em movimento. Todos os detalhes do recall podem ser vistos clicando aqui.
Fonte: Garagem360.com