Pesquisadora e escritora foi anunciada como nova curadora-adjunta de moda do Masp nesta quinta-feira.
Nesta quinta-feira, o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) anunciou a escritora e pesquisadora Hanayrá Negreiros como nova curadora de moda adjunta do museu.
Negreiros está a frente do projeto MASP Renner, que convida artista e estilistas brasileiros para criarem peças em conjunto que depois passam a integrar o acervo do museu. O projeto MASP Renner convida artistas e estilistas para criarem peças em diálogo. Esta é a terceira edição do projeto, iniciado em 2017; as curadoras anteriores foram Patricia Carta (2017-2018) e Lilian Pacce (2019-2020).
Negreiros é mestre em ciência da religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Suas principais áreas de estudo são as estéticas africanas e afro-diaspóricas que se manifestam pelo vestir. Neta de uma linhagem de costureiras e alfaiates paulistas e maranhenses, ela é também educadora, já tendo ministrado cursos sobre como a indumentária revela memórias e saberes sobre a cultura negra.
“Estamos imensamente satisfeitos que Hanayrá Negreiros aceitou o nosso convite e irá se juntar ao nosso time como curadora adjunta de moda. Negreiros é uma pensadora extraordinária, com especial interesse pela cultura negra, sendo capaz de conectar arte e moda de uma forma única e inovadora. Estamos ansiosos pelas novas perspectivas que ela trará ao projeto MASP Renner, que promove a colaboração entre artistas e estilistas brasileiros, criando peças experimentais e hors-de-commerce para a coleção do MASP, apoiando cruzamento e trocas entre diferentes campos criativos”, diz Adriano Pedrosa.
Fonte: ffw.uol.com.br