A previsão é que a construção, que contará com ciclovias, pista de caminhada e espaços de lazer, seja finalizada em fevereiro de 2022
A cidade de São Paulo vai receber um novo parque linear. A estrutura, que contará com uma pista de caminhada, ciclovia e cafés, faz parte da proposta do governo estadual para a revitalização do Rio Pinheiros. A previsão é que a construção do projeto seja iniciada no mês que vem e seja finalizada em fevereiro de 2022. Segundo o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo, Marcos Penido, o parque será um benefício para a população de todo o estado. “Queremos que venha muita gente. Não é um benefício apenas para a cidade de São Paulo, é para a população do Estado de São Paulo, que poderá ter um rio limpo e um novo parque para utilizar”, disse em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan.
Segundo Penido, além da ciclovia, pista de caminhada e cafés, o projeto também inclui área voltada para estacionamento, pontos de apoio, espaço para lazer, prática de outras atividades físicas e banheiros. A entrada do parque será gratuita e a região do novo espaço vai permitir, de acordo com o secretário, que a população possa chegar com facilidade ao parque pelos meios de transporte público. Marcos Penido explicou que a proposta está incluída no eixo de requalificação do novo Rio Pinheiros. “Temos cinco eixos: saneamento, resíduos sólidos, manutenção, educação ambiental e comunicação e requalificação. Na requalificação, ele [parque] é a terceira etapa. Tivemos a primeira que foi a requalificação da ciclovia, depois a concessão da Usina São Paulo e essa é a terceira etapa. O parque vai desde a Ponte João Dias até a Ponte Cidade Jardim, totalizando 8,2km de extensão, onde teremos ciclovias, pistas de caminhadas, pontos de apoio, locais de lazer e eventos e um grande parque para a cidade de São Paulo.”