Programação faz parte da 49ª Semana do Índio, realizada virtualmente desde dia 12 até 25 de abril
A Semana do Índio, realizada anualmente pelo Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, visa a promoção das culturas indígenas que coabitam as Terras Índígenas Vanuíre, Icatú e Araribá, Kaingang, Krenak, Guarani e Terena. Trata-se de um evento cultural para aproximar as culturas indígenas das não indígenas, demonstrando que o Brasil, a região oeste de São Paulo e a cidade de Tupã se constituem pela diversidade e pelas diferenças. A sociedade brasileira é plural e vemos nessa característica um valor a ser destacado. Nesse sentido, a 49ª Semana do Índio de Tupã acontece para que nos lembremos de que os indígenas no Brasil fazem parte da nossa sociedade.
O evento será realizado em edição virtual, no período de 12 a 25 de abril, e compreende uma programação com diversas atividades culturais a saber:
Live: O Olhar indígena da aldeia Icatu em tempos de pandemia
Data: 16/04/2021
Ronaldo Iaiati, cacique da Aldeia Icatu e o professor indígena Samuel Oliveira retratam por meio de uma live os impactos e desafios vividos neste momento de pandemia e como tem sido resistir e garantir suas existências, mantendo ativas suas culturas e tradições.
Local: redes sociais
Horário: sexta-feira
Informações: (14) 3491-2333
Apresentação cultural do povo da aldeia Kopenoti
Data: 17/04/2021
O som, a dança e a união dos indígenas da aldeia Kopenoti são importantes para a transmissão do saber e fortalecimento da cultura. Por meio de vídeo, eles compartilham uma apresentação de dança e canto Guarani.
Local: redes sociais
Horário: sábado
Informações: (14) 3491-2333
Comida Tradicional Indígena
Data: 18/04/2021
Elizeu compartilha o passo a passo de um peixe assado, acompanhado de mandioca assada. Alimento tradicional indígena que os Guarani Nhandewa gostam de comer.
Local: redes sociais
Horário: domingo
Informações: (14) 3491-2333
Depoimento sobre o instrumento musical Mbaraká
Data: 19/04/2021
Os instrumentos musicais são muito importantes para os indígenas utilizarem em seus cânticos, danças e rezas! Apresentaremos o Guarani Elizeu, nome indígena “Awá Djerowewé”, que fala a respeito da relação do instrumento Mbaraká com a espiritualidade Guarani Nhandewa.
Local: redes sociais
Horário: segunda-feira
Informações: (14) 3491-2333
Brincadeira indígena: Corrida de maracá
Data: 20/04/2021
O grupo de Krenak da Terra Indígena Vanuíre apresenta por meio de vídeo o jogo “Corrida de Maracá”, uma modalidade que é usada em jogos e gincanas indígenas. Além de proporcionar lazer e interação, promove a transmissão da cultura de geração em geração.
Local: redes sociais
Horário: terça-feira
Informações: (14) 3491-2333
Esporte indígena: Arremesso de lança
Data: 21/04/2021
O grupo de Krenak da Terra Indígena Vanuíre apresentará, por meio de vídeo, o jogo “Arremesso de lança”. Trata-se de uma modalidade muito disputada em jogos e gincanas indígenas. Ele é dividido em equipes com 3 integrantes cada e em fases também distintas, mulheres, homens, infanto-juvenil e crianças, separados por sexo e idade, onde a equipe que jogar a lança mais longe, na somatória do grupo, vence a competição.
Local: redes sociais
Horário: quarta-feira
Informações: (14) 3491-2333
Pintura corporal do povo da aldeia Kopenoti
Data: 22/04/2021
Muitos indígenas pintam seus corpos em várias ocasiões. Para eles, essa pintura tem um significado importante que varia de povo para povo. No vídeo de hoje, um Terena da Aldeia Kopenoti, conta um pouco sobre a pintura corporal da sua região.
Local: redes sociais
Horário: quinta-feira
Informações: (14) 3491-2333
Os indígenas não fazem parte somente do passado
Data: 23/04/2021
Muitos têm a ideia de que os povos indígenas são atrasados, sendo que eles estão por toda parte, defendendo sua cultura.
Os povos indígenas produzem saberes, ciências, arte, literatura, música e religião, ou seja, tudo o que qualquer cultura produz.
Acompanhe o depoimento da indígena Lidiane Damaceno, Cacique da Terra Indígena Vanuíre, em que fala das ideias errôneas que os brancos têm sobre os indígenas e afirma que a cultura deles não é contrária à evolução e a tudo que é moderno.
Local: redes sociais
Horário: sexta-feira
Informações: (14) 3491-2333
Antes e pós pandemia na aldeia Tereguá
Data: 24/04/2021
Elizeu Terena, traz seu depoimento sobre o dia a dia de sua comunidade antes e pós pandemia, além de abordar as ações que realizam para preservar as referências indígenas e o seu povo.
Local: redes sociais
Horário: sábado
Informações: (14) 3491-2333
Cosmologia Guarani Nhandewa
Data: 25/04/2021
Por meio de vídeo, o Guarani Nhandewa Tiago Oliveira compartilha a forma como os Guarani vêem o mundo.
Local: redes sociais
Horário: domingo
Informações: (14) 3491-2333
Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas redes sociais e site (@museuindiavanuire e www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa)
Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br