Em um ano de operação, Terminal da Suzano movimenta mais de 2,3 milhões de toneladas de celulose no Porto de Santos

Em um ano de operação, Terminal da Suzano movimenta mais de 2,3 milhões de toneladas de celulose no Porto de Santos

Complexo de celulose da empresa é operado pela DP World e já recebeu 125 navios de diferentes países

No mês em que completa um ano do início de suas operações, o Complexo de Celulose da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, comemora a marca de 2.382.010 toneladas de celulose embarcadas no Porto de Santos (SP). Considerado um dos mais modernos do País, o terminal é operado pela DP World e já recebeu 125 navios de diferentes países, o que corresponde a uma média mensal de 10 navios em operação no local, e atendeu a 538 composições de trens neste período.

“Chegamos a um ano de operação com muitos motivos para celebrar. Estamos falando de 6.526 toneladas de celulose movimentadas a cada 24 horas, em média, embarcadas para outros países de forma eficiente, segura e sustentável. Os bons números que conquistamos nesse período consolidam a relevância das operações de celulose e da Suzano no Porto de Santos, e confirmam nosso salto em inovabilidade, uma vez que 100% das cargas de celulose são recebidas por transporte ferroviário”, destaca Patrícia Lascosque – Superintendente de Portos.

Somente em março, foram embarcadas 251.642 toneladas de celulose com destino ao mercado externo, sendo esse o melhor mês registrado desde o início das operações do complexo no Porto de Santos (SP). É da Suzano também o recorde de maior embarque já realizado em um único navio. Em março de 2021, o navio Siskin Arrow recebeu uma carga de 68.800 toneladas de celulose com destino a Ásia. O embarque quebrou o recorde registrado em janeiro deste ano, quando o navio de bandeira norueguesa Macaw Arrow recebeu 65.900 toneladas de celulose com destino a cidade portuária de Tianjin, no Nordeste da China.

O complexo

Localizado na margem esquerda do Porto de Santos, o complexo é resultado de uma parceria entre a Suzano e a DP World, e contou com um investimento de R$ 700 milhões realizado pela Suzano para melhorias e ampliações no local. Hoje, o espaço conta com um armazém de 35 mil metros quadrados e capacidade estática de mais de 170 mil toneladas do produto.

Também integram as instalações um novo viaduto, destinado à interligação rodoviária entre as áreas do armazém e de cais do terminal, a expansão do berço de navios para 1.100 metros, uma ponte de acesso, três Dolfins de amarrações e um ramal ferroviário. A ampliação possibilita ao terminal operar simultaneamente até dois navios dedicados às operações de celulose e à DP World receber até quatro navios ao mesmo tempo.

Outro diferencial é a automatização da operação com o emprego de pontes rolantes para movimentação de cargas, que podem ser operadas remotamente a partir de uma sala de controle em que os operadores realizam os movimentos com joystick, visualizando as condições operacionais por meio de imagens transmitidas em tempo real para o painel de controle o que proporciona mais dinamismo, eficiência e segurança das operações.

Exportação

Matéria-prima para uma série de produtos essenciais na vida das pessoas, como embalagens, papel de higiene pessoal, entre outros itens, a celulose produzida pela Suzano é exportada para mais de 100 países. A companhia mantém escritórios comerciais na América do Norte, Europa e Ásia.

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *