Foto: Celso Silva
A quarta reunião ordinária do ano do CONTURESP – Conselho Estadual de Turismo de São Paulo – aconteceu na manhã desta terça-feira (14/5), na sede da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP), e diversos temas foram ressaltados por seus integrantes. Entre eles, o anúncio da data para o encontro dos Conselhos Municipais de Turismo – Comturs, para o fomento da atividade turística municipal e até regional, em 19 de junho de 2024.
Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do estado de São Paulo e presidente do Conturesp, que reúne 60 entidades, abriu o encontro com foco na solidariedade, respeito e carinho ao povo atingido pela tragédia do Rio Grande do Sul. “Nosso Governo paulista, na pessoa do Governador Tarcísio de Freitas, e da presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, à frente do órgão responsável por atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, vem trabalhando e socorrendo os gaúchos, que são um povo valoroso, destemido e responsável por significativa parte da produção agrícola. Este é o momento de união, de força e de solidariedade ao próximo sob a liderança do nosso Governador e da Primeira-Dama”, disse Lucena.
O Secretário também informou que a atualização do Regimento Interno do Conturesp está em processo, atualmente no departamento Jurídico da SETUR-SP. O titular da Pasta também contou aos conselheiros sobre o sucesso do recente lançamento do guia Turismo da Maturidade no Estado de São Paulo. E explicou: “são 70 destinos inclusivos que atraem desde viajantes maduros que buscam relaxar em meio à natureza aos que preferem o agito das festas e parques temáticos do interior do Estado. E o Governo de SP está empenhado em desenvolver o turismo para os viajantes mais velhos, público que mais cresce entre todas as faixas etárias”.
Na oportunidade, Ana Clemente, coordenadora de Turismo da SETUR-SP, informou aos presentes sobre o Encontro dos Comturs 2024 que será realizado em 19 de junho próximo, das 14h00 às 16h00, no Sheraton WTC São Paulo. Vamos “promover a articulação com os Conselhos Municipais de Turismo e o Conturesp, aproximar a iniciativa privada dos governos, academia e entidades; valorizar pequenos e médios empresários de cidades turísticas; contribuir com maior participação e engajamento, entender potencialidades e gargalos na governança regional e desenvolver ações e programas mais eficientes e de longo prazo”.
Armando Arruda, Secretário Executivo da entidade, ressaltou a importância deste Encontro dos Comturs 2024. “Trata-se de um evento de integração unindo a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP, o Conselho Estadual de Turismo, os Conselhos Municipais de Turismo das Estâncias Turísticas, dos Municípios de Interesse Turístico – MITs e profissionais interessados no setor, também da APRECESP, da AMITESP, da ABAV e da ABIH”, concluiu Arruda.
Pela SETUR-SP, manifestaram-se os seguintes servidores: Vanilson Fickert fixou-se no Ranqueamento, uma das mais importantes ações criadas pela Lei Complementar 1261/2015, pois possibilita a análise dos Municípios Turísticos (Estâncias e de Interesse Turístico – MITs), através de critérios técnicos, como os equipamentos, atrativos e fluxo turístico, entre outras ações, gerando um acompanhamento da situação do destino a cada três anos. Além disso, Lamara Amiranda explicou sobre os procedimentos do DADETUR e Virgílio Carvalho esclareceu itens da empregabilidade.
Ainda, diversos conselheiros participaram da reunião, sempre atentos às melhorias de suas entidades, como Milton Ribeiro Craveiro Jr., da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo do Estado de SP (ABBTUR); Alexandre Panosso, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR); Aristides da La Plata Cury, da Skal São Paulo; Bruno Omori, presidente do Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-CEMA); Gregório Polaino, do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (SINDETUR); Márcia Azeredo, da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP); Maria Jerusa, da Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (AMITESP); Elenice Zaparoli, do São Paulo Convention & Visitors Bureau;Vera Tabach e Carlos Eduardo de Oliveira (ABIME)