Ferramenta ajuda o usuário a decidir sobre os destinos de viagem em português, inglês, espanhol, francês e alemão
A primeira assistente virtual do turismo de São Paulo foi lançada nesta segunda-feira (15), na WTM Latin American 2024, a maior feira internacional do setor. Ela está sendo protagonista do estande em um totem interativo, divulgando as 13 ações do turismo na feira e os principais destinos de viagem de SP.
Com recursos de áudio, texto e vídeo, a assistente estabelece conexões entre o conteúdo e o perfil do visitante, proporcionando uma experiência rica de significados, do início ao fim. Com a inteligência artificial, a assistente oferece informações sobre as 47 regiões turísticas do Estado e centenas de atrativos, em português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.
“A assistente virtual inaugura uma nova etapa no turismo de SP, ampliando a experiência do turista”, afirma o secretário Roberto de Lucena, de Turismo e Viagens de SP. “Com ela, é possível interagir e descobrir novos destinos, uma vez que compreende o perfil do usuário”, disse. A inteligência artificial é uma parceria da Setur-SP com o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) e a empresa de tecnologia RCB.
“O Visite São Paulo busca inovar nas soluções que melhorem a experiência do visitante e coloquem São Paulo em evidência, gerando novas oportunidades. A inteligência artificial que lançamos agora é irmã da Lina, criada durante o 1º Hackathon Visite São Paulo, e vai trazer modernidade, interatividade e conteúdo personalizado sobre os destinos e atrações do Estado”, comenta Toni Sando, presidente executivo da entidade.
Além da assistente virtual, a Secretaria trouxe mais duas grandes novidades: um guia de turismo de raízes voltado a cultura italiana e uma publicação com dez roteiros de afroturismo. No estande da Secretaria, uma estação gastronômica do Metrô SP ofereceu degustação de cafés especiais e produtos artesanais paulistas, além de sugestões de roteiros e passeios turísticos que podem ser feitos de metrô. Uma ação da Sabesp com bebedouros distribuiu copos descartáveis.
Na ocasião, ainda também foi anunciada a campanha que a Setur-SP e o São Paulo Convention & Visitor Bureau desenvolveram com a operadora espanhola Viajes El Corte Inglês: uma rota turística de São Paulo e do Litoral Norte que passaram a integrar o catálogo do grupo e impulsionar destinos paulistas nos canais de empresa, incrementando o fluxo de visitantes espanhóis e portugueses em São Paulo. Outra campanha promissora foi anunciada na feira: uma parceria com a Unesco World Heritage, o SPCVB e Setur-SP, divulgando um grande patrimônio natural do Estado que é a Mata Atlântica, com destaque para o turismo de natureza e o agroturismo do Vale do Ribeira.
A Setur-SP está presente na WTM com um estande de 204 m2, onde acontecem aulas de gastronomia com chefs de cozinha, apresentações musicais, além da promoção de 25 regiões turísticas do Estado, parques estaduais e trens turísticos do Estado. No último ano, a WTM atraiu mais de 27 mil visitantes e 620 expositores de 40 países.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Aline Andrade, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2866
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898