ENTENDENDO O MERCADO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA PROJETOS

ENTENDENDO O MERCADO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA PROJETOS

Captar recursos via Leis de Incentivo nunca foi tarefa fácil, aliás, sem conhecimentos específicos, sem orientação de preferência por empresas e gestores que já conduziram esses processos, arriscamos dizer que as pessoas, as ONGs em sua primeira tentativa vão se frustrar muito.

Além de conhecer a Lei, os desejosos de captar os recursos precisam saber que serão exigidos ao seu máximo nível de organização. O projeto precisa ser bem escrito, detalhado, com precisão contábil e financeira, apontando onde cada centavo será destinado e acima de tudo, ter um nível de organização na execução do projeto. Cada parafuso usado precisa estar declarado na conta do projeto e com suas respectivas notas fiscais. Isso só falando de projeto.

Em relação a catação, a ONG ou gestor proponente precisa saber que determinadas Leis de Incentivo para sua aprovação precisam que a ONG tenha 30% do valor solicitado em caixa. Não basta propor um projeto com valores milionários, precisa saber que para sua aprovação exige-se um saldo em caixa para isso.

A ONG precisa de um corpo técnico capacitado, desde a elaboração do projeto, execução de cada fase do projeto, prestação de contas do projeto, e, excelentes relacionamentos para conseguir captar os recursos das empresas.

E captar recursos das empresas não é tarefa fácil, aliás, esse é um dos grandes entraves na execução dos projetos. A ONG pode ter a publicação no Diário Oficial mostrando que ela foi aprovada para executar o projeto, mas se ela não conseguir captar com as empresas o recurso que precisa para o projeto, ele sequer será executado, e cada Lei de Incentivo tem seu tempo determinado para que os recursos sejam captados.

Você leitor deve estar confuso com tudo isso porque nas reportagens e entrevistas das empresas a principal fala que se ouve é que recursos não faltam, o que faltam são bons projetos. Em verdade, existem centenas de dezenas de projetos aprovados que não são absorvidos pelos recursos das empresas, e porquê? Bons projetos significam propostas que atinjam o maior público possível, sejam atraentes para veiculação midiática, resumindo, bons projetos precisam ter uma ótima relação de Inbound Marketing para as empresas. E não são todas as empresas que podem deduzir incentivos fiscais do Imposto de Renda , precisam ser empresas enquadradas dentro do lucro real.

Contextualizado o leitor, agora será possível entender como grandes grupos, cantores, artistas captam esses recursos. Se já é difícil para uma ONG ter todas estas etapas prontas e definidas, imagine para um cantor, um ator ou atriz? Justamente porque no mercado existem empresas especializadas em avaliar os projetos, formatar os projetos e dar seguimento a captação dos recursos. Não só conseguem preparar esses projetos para aprovação, como também tem acesso a empresas que esperam por seus projetos.

Existem empresas sérias, com credibilidade para isso. Existem inclusive consultores nessa linha que auxiliam as ONGs , projetos socioculturais, departamentos dentro de clubes esportivos que sabem como fazer e sabem como ensinar a fazer.

São tantos detalhes, anos de experiência para conhecer muito bem tanto a aplicação como a execução dos projetos com captação em Leis de Incentivo Fiscais. E isso tudo inviabiliza ONGs de menor aporte financeiro a conseguirem entender, conseguirem preparar suas organizações e preparar projetos formatados para essas leis uma vez que existe o dia a dia da ONG, o número de voluntários e membros sempre é menor que a demanda da ONG e todo dia surge uma nova necessidade a ser suprida.

Fonte da Imagem: Imagem de DC Studio no Freepik

Por Adinaldo Diniz

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