Outubro Rosa é um esforço sustentado em direção à conscientização sobre o câncer de mama, um movimento que é celebrado anualmente no mundo todo e que tem por finalidade alertar para a importância do diagnóstico precoce. O câncer de mama é uma das doenças mais fatais para mulheres, quando diagnosticado cedo, a probabilidade de cura chega a 95%.
O início da mobilização pela conscientização sobre o câncer de mama está ligado ao fato de ser esse o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres.
Portanto, se você quiser saber um pouco mais sobre essa campanha, capaz de salvar tantas vidas, é só continuar acompanhando nosso conteúdo para conferir!
O que é a campanha Outubro Rosa?
O movimento Outubro Rosa surgiu por volta dos anos 80, nos Estados Unidos, após o falecimento de Susan Komen. Naquela época, cuidar da saúde dos seios ainda era considerado um tipo de tabu, por isso, sua irmã Nancy deu início a essa campanha com o objetivo de orientar as mulheres sobre a necessidade de se prevenir contra a doença. Afinal, quando diagnosticado bem cedo o câncer de mama tem grandes chances de cura.
Para conferir mais visibilidade, foi organizada a primeira corrida, em que foi distribuído pela primeira vez o famoso laço rosa, símbolo do movimento. Assim, tendo em vista que esse primeiro evento aconteceu no mês de outubro, anualmente cada vez mais países começaram a organizar suas ações nessa época do ano.
No Brasil, a partir dos anos 2000, grandes empresas passaram a defender a causa, de modo que a campanha Outubro Rosa se espalhou rapidamente no país inteiro.
Por que os laços rosas?
Inicialmente, a data era celebrada apenas em algumas cidades norte-americanas. Para mobilizar a população, as cidades americanas começaram a enfeitar as ruas com laços rosas, ideia lançada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que também entregou os laços aos participantes da primeira Corrida pela Cura em 1982.
O laço rosa virou símbolo da luta contra o câncer de mama e passou a ser distribuído em locais públicos, desfiles de moda, corridas e outros eventos. Além disso, monumentos públicos passaram a ser iluminados com luzes rosas, em apoio à causa. Ambas as iniciativas se espalharam pelo mundo e, hoje, o Outubro Rosa é mundialmente apoiado e conhecido.
O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Por isso, o objetivo desse conjunto de ações e esforços é ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, além de enfatizar a importância do autoexame das mamas e da mamografia periódica.
No ano passado, o Brasil registrou cerca de 66.280 novos casos e 14,23 mortes a cada 100.000 habitantes, sendo a maioria mulheres, de acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Por isso, é muito importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta no autoexame.
Quais os fatores de risco da doença?
O câncer de mama geralmente afeta mulheres que estão acima dos 35 anos, mas os homens também podem apresentar a doença.
Entre os principais fatores de risco estão:
histórico familiar, principalmente quando algum parente de primeiro grau já teve a doença;
mulheres que tiveram a primeira menstruação precocemente;
mulheres que tiveram a primeira gravidez após os 30 anos;
mulheres que não tiveram filhos e que tiveram menopausa considerada tardia (depois dos 50 anos).
Quais os principais sintomas e como prevenir?
Se durante o autoexame encontrar os seguintes aspectos, consulte um médico o mais breve possível:
nódulos palpáveis na região das mamas e das axilas;
região das mamas com aspecto áspero, similar à casca de laranja e alteração na pele que cobre o local onde foi encontrado algum nódulo.
O autoexame é a melhor maneira de prevenir a ocorrência do câncer de mama, pois permite o diagnóstico precoce da doença e aumenta a eficácia do tratamento. Ele deve ser feito mensalmente a partir dos 20 anos de idade, entre o quarto e o sexto dia após o final do fluxo menstrual.
Outro método importante de prevenção é a realização rotineira, e com indicação de ginecologista, de mamografias.
Ter hábitos saudáveis, uma alimentação balanceada, fazer atividades físicas regularmente, ingerir pouca bebida alcoólica e não fumar podem ajudar na prevenção do câncer de mama.
Que tipo de ações a empresa pode adotar para participar da campanha?
A campanha Outubro Rosa nas empresas é muito importante para conscientizar as colaboradoras e familiares sobre a importância de cuidar da saúde e agir de maneira preventiva no combate ao câncer de mama.
Afinal, o diagnóstico cedo pode garantir 95% de chances de cura. Outro ponto importante é que as ações no sentido da promoção da saúde dos colaboradores demonstram interesse no seu bem-estar e resultam em mais qualidade no ambiente de trabalho, aumentando a produtividade e reduzindo afastamentos. Portanto, veja a seguir algumas dicas para promover o Outubro Rosa na sua empresa.
Distribua brindes relacionados
Para que o símbolo da campanha esteja presente dentro da empresa, crie brindes temáticos. Canetas, canecas, camisas e outros produtos de uso diário aumentam a visibilidade do movimento e permite que esteja presente o ano inteiro na rotina da empresa.
Além disso, clientes e parceiros também poderão fazer parte desse movimento e promover o Outubro Rosa de maneira indireta.
Convide palestrantes
Convidar pessoas relacionadas à causa para realizar palestras é uma ótima forma de promover a conscientização e estimular os cuidados. É importante conhecer mais sobre o assunto e entender quais as principais causas e fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
Depoimentos de indivíduos que venceram a doença também costumam envolver bastante os ouvintes. É possível ainda chamar diversos tipos de profissionais para falar sobre temas relacionados e promover a saúde dentro e fora da sua organização.
Promova campanhas de doação
O câncer é uma doença devastadora e extremamente debilitante. Em decorrência da quimioterapia, muitos pacientes perdem o cabelo, o que mexe com a autoestima de muitas pessoas.
Nesse contexto, promover campanhas para doação de cabelo para a fabricação de perucas pode ser uma iniciativa bastante interessante e muito solidária. Com certeza muitas pessoas vão sorrir com alegria ao se olharem no espelho.
Estimule a realização de exames
Incentivar a realização de exames é uma ótima maneira de agir ativamente. Ofereça um dia de folga para o colaborador que for realizar a mamografia, ou crie parcerias para garantir descontos aos funcionários. Certamente isso vai aumentar bastante a adesão da equipe.
A campanha Outubro Rosa se trata de um movimento de patamar mundial em prol da conscientização e da prevenção do câncer de mama. Por isso, independentemente do seu segmento, vale a pena aproveitar o mês de outubro para apoiar essas ações. Afinal, a conscientização e a informação são as melhores formas de prevenção.
Gostou das dicas? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e participe também desse movimento tão importante!