A Executiva Diretora do IGCP, Cristiane Nardes Farinon, recebendo em 2022 Medalha de Honra ao Mérito da RGB pelos trabalhos voluntários em prol da Governança Pública no Brasil e na América Latina
A instituição acaba de lançar em seu site, o edital da comenda que premia as boas práticas de governança, gestão de riscos, compliance e responsabilidade socioambiental.
Em sua quarta edição, a láurea traz este ano, uma novidade: incluiu uma nova categoria às acima mencionadas. A que visa focar nos municípios brasileiros atendidos pelo PRONAGOV – Programa Nacional em Governança Pública – financiado pelo IGCP – Instituto Latino Americano de Governança e Compliance Público- , mantenedor da Rede, cuja Diretora Executiva é Cristiane Nardes Farinon.
O coordenador da comissão de julgamento, Márcio Medeiros – CFO da Ghelere Transportes, destaca que o prêmio está amadurecendo na sua abrangência de agraciados com a inclusão de municípios que tenham participação no Programa de Mentorias ou no PRONAGOV da RGB. São iniciativas de imensurável contribuição para melhoria da Governança dos municípios. A representatividade e engajamento da comissão são pontos relevantes a serem destacados. Contamos com as seguintes contribuições na avaliação: Coordenador da Comissão Permanente do Conselho Federal de Administração, Inácio Guedes Borges; Diretora Executiva do Conselho Federal de Contabilidade, Elys Tevania; Diretor-Presidente do Instituto Protege, Murilo Jacoby; Diretor Executivo do Movimento Brasil Competitivo, Romeu Neto; CEO da Meta 5, André Kuhn e Diretor de Negócios do IGCP, Henrique Farinon. Esse grupo de representatividade expressiva de vários segmentos do Brasil trabalhou para definir critérios que captassem o avanço e as boas práticas de Governança das instituições premiadas. Além disso, contamos com o prestígio da participação do Vice-presidente da Newco Paytv da BandNews, Paulo Saad, e o Presidente da ABNT, Mario William, ambos como embaixadores do prêmio esse ano.*
Dessa forma, a comenda pretende agraciar as organizações com boas práticas adotadas na administração pública federal direta, autárquica e fundacional, estatais e sociedades de economia mista e gestões municipais com participação em destaque no PRONAGOV.
As que de fato, tenham instituído a chamada “boa” governança como requisito fundamental para o desenvolvimento sustentado.
A que incorpora ao crescimento econômico, equidade social e direitos humanos. Para embasar o processo seletivo, adiantamos que o conceito de “boa governança” e de seus elementos é o que figura no Decreto nº 9.203/2017 e no ACÓRDÃO Nº 2164/2021 do Tribunal de Contas da União (TCU), que trata dos resultados do Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública.
Podem concorrer a esta premiação, membros com ações comprovadas em benefício da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, estatais, sociedades de economias mistas e gestões municipais com participação no PRONAGOV, os quais sejam referência e tenham se destacado no cenário de governança pública nacional, por meio do Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública *com resultados de levantamento realizado no ano de 2021 pelo TCU.
O link do site para preenchimento da inscrição é https://www.rgb.org.br/2023-regulamento