Divulgar a ideia de que São Paulo vai além do turismo de negócios. Este foi o foco da capacitação para os assessores de viagens da Decolar, promovida pela Secretaria e Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), por meio do consultor da Invest SP, Luis Sobrinho, e da coordenadora de eventos da secretaria, Ana Cristina Clemente.
Foram apresentados indicadores positivos e pouco difundidos, como o fato de São Paulo ter 210 municípios que tem no turismo a principal atividade econômica. O estado possui a maior rede de aeroportos regionais, além do Porto de Santos, um dos principais da América Latina. Isso sem contar que está em São Paulo o maior terminal rodoviário do país, e algumas das melhores estradas para o turista que opta pela viagem de carro.
“É importante os consultores conhecerem as atrações para oferecerem aos seus clientes. O brasileiro viaja para a Capadócia (Turquia), por exemplo, para fazer um passeio de balão e não tem ideia de que em Boituva, a 115 Km de São Paulo, ele pode vivenciar a mesma experiência” concluiu Luis Sobrinho.
Matas, cachoeiras e praias
Foram dois dias de treinamento para os consultores da Decolar, uma das maiores plataformas de viagens da América Latina. Ana Clemente detalhou para os participantes, a diversidade do maior centro econômico e industrial do hemisfério Sul. Ficou a sugestão de oferecer aos clientes, atrações como os caminhos da Mata Atlântica e das cavernas do Vale do Ribeira.
Entre as opções do turismo rural, foi divulgado o circuito das frutas, com passeio em vinícolas e fazendas, que fica apenas a 70 Km da capital. No segmento do ecoturismo, ainda tem destinos incluídos no circuito das águas e na Mantiqueira. E, claro, Ana Clemente falou sobre os destinos dos litorais norte e sul com 630Km de praias. São hospedagens e programas para todos os gostos e formatos.
O evento que reuniu Setur e Decolar teve um saldo positivo. “A ação contribuiu com incremento da comercialização do turismo do estado de São Paulo, de inserir os destinos e toda oferta de atrativos e eventos muitas vezes desconhecidos na cartela de produtos das empresas de vendas de viagens”, analisou Ana Clemente.