Como parte das comemorações dos 75 anos da Costa Crociere no Brasil, a companhia marítima inaugurou nesta quinta-feira, 09 de março, às 17h30, um espaço dedicado à sua trajetória no país na exposição Nonni di São Paulo, que acontece no Museu do Café de Santos até o dia 30 de abril de 2023. Costa Cruzeiros
Com foco nas histórias de avôs e avós italianos, a exposição temporária apresenta depoimentos coletados por Oliviero Pluviano, jornalista italiano radicado no Brasil, além de várias referências aos transatlânticos da Costa Crociere, navios nos quais os avôs e avós italianos embarcavam em Gênova para chegar a Santos, no Brasil.
A Costa Crociere, então Linha C, iniciou suas operações no mundo em 31 de março de 1948 quando o navio Anna C partiu de Gênova, na Itália, com cerca de 700 passageiros para uma viagem rumo à América do Sul.
As trajetórias de Luigi Bauducco, Luigi Papaiz, Maria Bonomi e Mino Carta estão presentes na mostra, que conta ainda com uma seção especial voltada aos Nonni di Santos, incluindo informações de Geremia Lunardelli, o maior Rei do Café do mundo.
A mostra também retrata depoimentos e histórias vivas de vovós da imigração italiana no estado de São Paulo em totens, painéis, fotos e vídeos, e tem como propósito apresentar um mosaico da forte integração da Itália com São Paulo.
De acordo com Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para América do Sul e Central, o Brasil está no coração da Costa Cruzeiros. “A história do Brasil está indissociavelmente ligada à de milhões de italianos que se deslocaram e contribuíram para a construção da história e da economia deste grande País. E sempre foi um orgulho e uma responsabilidade para a Costa Cruzeiros ter conseguido vincular seu nome a tudo isso. A Itália e o Brasil sempre tiveram um vínculo muito forte e, há 75 anos, a Costa Cruzeiros é um ponto de conexão natural e concreto, cultural e logístico entre esses dois belos países que nós chamamos de lar”, destaca Rustico.
Brasil Travel News