Mês da Mulher 2023: Exames em dia e autocuidado são fundamentais para garantir a saúde do corpo feminino

Mês da Mulher 2023: Exames em dia e autocuidado são fundamentais para garantir a saúde do corpo feminino

Ginecologista ressalta a importância de atentar diariamente aos sinais do corpo e que a densitometria óssea, como método de diagnóstico, ainda precisa ser mais conhecida e realizada pelas mulheres

São Paulo, março de 2023 – No Brasil, a população feminina corresponde a 51.01% e, mesmo representando a maior parte da sociedade, os protocolos e políticas ligadas ao cuidado com a saúde feminina são recentes, com pouco mais de 3 décadas de existência. O fato chama a atenção porque, como diversos fatores podem interferir no bem estar e na qualidade de vida da mulher, revela um descaso, pois deveria ter sido tratado com prioridade há muitos anos.

“O cuidado com a saúde feminina não está relacionado apenas ao câncer, mas também à prevenção e tratamento precoce de todas as patologias que estão ligadas à anatomia da mulher”, afirma o Dr. Jorge Mendes, ginecologista do hospital HSANP.

O médico explica o quão importante é a mulher conhecer bem seu corpo e estar atenta a cada sinal que o organismo apresenta, pois, em diversos casos, os problemas desenvolvidos são solucionáveis se tratados corretamente. Pensando nisso, o ginecologista do HSANP preparou uma lista com os principais exames que as mulheres devem realizar anualmente de forma a manter a saúde em dia.

Exames gerais: mesmo sem apresentar sintomas evidentes de alguma patologia, é importante consultar um médico para fazer um check-up geral. Durante a visita, o médico deve solicitar exames como análise de hemograma, glicemia, colesterol, triglicerídeos, entre outros. Além disso, também é necessário atentar às funções hormonais e proteínas do corpo.

Exames clínicos: esses procedimentos normalmente são realizados pelo ginecologista, como exame clínico das mamas, especular e toque vaginal. O ideal é que essa avaliação seja feita anualmente, com a finalidade de detectar alterações e direcionar os exames complementares e tratamentos, caso necessário.

Exames preventivos: o Papanicolau e o exame pélvico são testes que detectam infecções que podem provocar doenças como o câncer de colo de útero. No Papanicolau, o médico realiza a coleta de secreção para análise citológica em laboratório. Deve ser feito anualmente, a partir do início da vida sexual da mulher.

Autoexame das mamas: ao contrário dos procedimentos acima, como o próprio nome diz, o autoexame das mamas é realizado pela própria mulher, sem a necessidade de consultar o médico. A recomendação é que ele seja feito todo mês após o período menstrual. Caso a mulher note alterações na pele, nódulos ou secreção nos mamilos, ela deve procurar um médico imediatamente.

Mamografia: por ser o principal exame para detecção precoce do câncer de mama, deve ser feito anualmente por todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade. Se houver histórico da patologia na família – mãe e avó – é necessário realizá-lo pelo menos 10 anos antes da idade em que a familiar recebeu o diagnóstico positivo.

Densitometria óssea: apesar de ser extremamente necessário, esse é um dos exames menos conhecidos entre as mulheres. À medida que a menopausa se aproxima, após os 40 anos, existe um aumento das chances de perda de massa óssea. Consequentemente, aumenta-se o risco de desenvolver osteoporose. A densitometria é, portanto, o exame recomendado para todas as mulheres após os 40 anos, e deve ser realizado a cada dois anos.

Sobre o Hospital HSANP

Localizado no bairro de Santana, o HSANP é referência na Zona Norte de São Paulo (SP). Considerado um dos mais completos hospitais da capital paulista, é reconhecido por oferecer um atendimento humanizado e seguro aos mais de 12 mil pacientes que passam pela instituição todos os meses.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *