O cantor e apresentador Rolando Boldrin, que morreu em 2022, recebeu destaque especial na premiação
Matheus Batista – Foto: Bruna Sampaio
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo entregou, na manhã desta sexta-feira (3), o 6º Prêmio Inezita Barroso, voltado para artistas e representantes da música caipira e de demais expressões artísticas rurais paulistas.
Neste ano, o prêmio, que é entregue pela Comissão de Educação e Cultura da Alesp, teve como grande homenageado o cantor e apresentador Rolando Boldrin, um dos maiores divulgadores da cultura rural do Estado de São Paulo. Boldrin, aos 86 anos, morreu em novembro de 2022, após mais de 60 anos dedicados à promoção da arte caipira.
Patrícia Maia Boldrin, esposa de Rolando, recebeu das mãos do presidente da comissão, deputado Maurici (PT), a homenagem da Assembleia Legislativa. Patrícia subiu à Tribuna do Plenário Juscelino Kubitschek e agradeceu aos parlamentares e à comunidade presente. “A riqueza musical e da cultura tradicional, tanto em São Paulo quanto no Brasil, é incrível e por isso é fundamental que existam mais iniciativas públicas que reconheçam essas riquezas”, disse.
Patrícia também falou sobre a importância do reconhecimento de pequenos grupos e artistas, trabalho desempenhado por Rolando Boldrin durante sua carreira. “A missão tanto do programa da Inezita, quanto do Rolando, era exatamente de dar esse espaço para que a gente possa conhecer artistas importantes e que não são valorizados comercialmente”, afirmou.
Premiação
Ao todo, esta sexta edição do prêmio entregou para 19 personalidades e grupos musicais o troféu que representa a valorização pelo trabalho de divulgação cultural da tradição caipira no Estado.
Os homenageados escolhidos pela Comissão de Educação e Cultura da Alesp a partir de indicações da sociedade civil, são: Miltinho Jorge; Eli Carlos Ivo; Paulinho Trewasae; Amigos & Violeiros; Grupo Cantareira; Violeiros de Diadema; Comunidade Jongo Embu das Artes; Grupo de Violeiros de Vinhedo “Som da Roça”; Doni Bueno e Miguel Luiz Villar.
Os homenageados indicados por parlamentares da Casa são: Nathan Violeiro; Elaine Teotônio de Piracicaba; Grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo; a Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia; Cida Ajala; Neto de Oliveira – Palhaço Maçaneta; Jorge Luiz e Fernando; Congada do Parque São Bernardo e Tonho Prado.
Em sua fala, o presidente da sessão solene, deputado Maurici, afirmou que a premiação vai além do reconhecimento, podendo ajudar os artistas a manterem seus trabalhos nos municípios de São Paulo. “Espero que [o prêmio] possa qualificar os artistas e grupos que o receberam nas disputas de editais de suas cidades, para que continuem produzindo cultura no país”.
Ao final da cerimônia de entrega das homenagens, todos os artistas presentes fizeram uma apresentação aberta ao público no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo paulista. Estiveram presentes as deputadas Letícia Aguiar (PP) e Professora Bebel (PT), e os deputados Itamar Borges (MDB), Paulo Fiorilo (PT) e o primeiro-secretário da Alesp, Luiz Fernando T. Ferreira (PT).