Calçado brasileiro aposta na sustentabilidade e cria certificação especial

Calçado brasileiro aposta na sustentabilidade e cria certificação especial

Sustentabilidade é um tema cada vez mais importante para consumidor brasileiro e principalmente internacional. Uma pesquisa publicada no final do ano passado pela KPMG, que ouviu 30 mil pessoas de 11 países, constatou que o conceito mudou os hábitos do consumidor. Segundo a pesquisa, cerca de 85% dos consumidores em todo o mundo fizeram mudanças de estilo de vida e comportamento para se tornarem mais sustentáveis.

O estudo também revelou que 76% dos entrevistados acreditam que a proteção ambiental é mais importante do que o crescimento econômico. As empresas enfrentam grandes desafios de imagem.

Com o objetivo de promover a sustentabilidade na cadeia produtiva de calçados, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) criaram o Origem Sustentável. É a única certificação ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa) para o setor calçadista no mundo, contando atualmente com mais de 80 empresas fabricantes de calçados e fornecedoras de matérias-primas certificadas e outras 60 em processo de certificação.

“A sustentabilidade é uma demanda do consumidor. As empresas que não adequarem os processos produtivos para serem mais responsáveis ​​ambiental, econômica e socialmente não sobreviverão no mercado. Vivemos uma nova era e as empresas estão mais atentas e preocupadas com isso, não só para o planeta, mas também para os negócios”, relata Cristian Schlindwein, gestor de projetos da Abicalçados.

Paralelamente, uma pesquisa realizada pela Abicalçados em 2021 aponta que 87% das empresas do setor têm um trabalho de destinação ambientalmente adequada de resíduos de forma completa ou parcial, e que 73% realizam o controle de substâncias restritas e 48% consomem energia limpa de fontes renováveis.

Fonte: Guia Jeans Wear

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *