Integrantes de projetos sociais dessas regiões celebram mais de R$ 26 mil na venda de produtos comercializados no evento
Apoiados pela Suzano, empresa referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, artesãos e artesãs do Vale do Paraíba e Alto Tietê participaram da ABCasa Fair 2023, a maior feira de decoração e utilidades domésticas da América Latina. Estiveram no estande da Suzano representantes dos projetos sociais Mãos que Valem, Cerâmica Vargem do Tanque, Gestoras da Moda e Artesanato de Suzano, iniciativas apoiadas pela empresa nessas regiões com o objetivo de gerar trabalho e renda no interior de SP, além de projetos de outros estados. Durante os dias de evento, 7 a 11 de fevereiro, eles(as) comercializaram mais de 600 itens, gerando mais de R$ 26 mil em vendas por meio da feira, total revertido aos(às) artesãos(ãs) desses projetos.
Segundo Adriano Silva Martins, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, a participação desses grupos na ABCasa Fair é reflexo do trabalho que temos na companhia para fomentar as iniciativas realizadas pelas comunidades vizinhas de nossas áreas de atuação, levando conhecimento e fortalecendo o empreendedorismo para essas regiões. “Na Suzano temos o compromisso de tirar 200 mil pessoas da linha de pobreza em nossas áreas de atuação até 2030, e proporcionar a participação desses artesãos e artesãs em um evento como este vem ao encontro dessa meta. Estamos falando de uma das principais feiras de decoração da América Latina, ou seja, uma vitrine de extrema importância para que os projetos sociais conquistem novos mercados consumidores, tendo a chance de levar a cultura da nossa região para diversas partes do Brasil e até de países vizinhos”, ressalta Martins.
No total, participaram do evento projetos sociais apoiados pela Suzano em todo o Brasil e foram expostos mais de 200 modelos de peças artesanais somente do Alto Tietê e Vale do Paraíba, de variados estilos e técnicas, incluindo trabalhos com linha, costura, marcenaria, pintura, vidro e velas de cera de abelha.
Os trabalhos apresentados chamaram a atenção da arquiteta Meyg Albuquerque. Sempre de olho em novas tendências do mercado, ela não perde este tipo de evento, essencial para se atualizar e trocar experiências com outros profissionais do segmento. “Este ano, a ABCasa me surpreendeu, principalmente, pelos espaços de conteúdo, mas a cereja do bolo com certeza foi o espaço da Suzano na feira. Lá tinha um grupo de empreendedoras com produtos lindíssimos e sustentáveis. Um dos projetos que chamou muito a minha atenção foi o Cerâmica Vargem do Tanque, de Cunha (SP), com artes que resgatam a cerâmica primitiva. Eles produzem peças lindas, utilitárias e decorativas. Eu fiquei apaixonada”, completa.
Além dele, também marcaram presença representantes do projeto Mãos que Valem, que atende artesãs(ãos) do distrito de São Silvestre, em Jacareí. Neste ano, os(as) profissionais levaram a coleção Mata Atlântica, com pássaros, árvores, jacarés e peixes, além de velas de cera de abelha.
Outro projeto da região de Jacareí que esteve presente foi o Gestoras da Moda, realizado em parceria com a Prefeitura de Jacareí, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com a exposição de itens de costura.
Representantes da região de Suzano
A região de Suzano também foi representada no evento com o projeto Artesanato de Suzano, uma iniciativa da Prefeitura da cidade de Suzano, em parceria com a companhia e o Sebrae. O projeto reúne artesãs(ãos) independentes que representaram, por meio de variadas técnicas, o município, as tradições e a cultura regional no evento.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br