Xiaomi pretende usar estrutura de montadora chinesa para acelerar produção do seu veículo elétrico
Os rumores sobre o carro elétrico produzido pela Xiaomi voltaram a circular. A companhia estaria negociando para utilizar uma fábrica da montadora chinesa Great Wall Motors. A parceria poderá ser oficializada pelas empresas já na próxima semana, com previsão de lançamento do veículo em 2023.
A informação foi divulgada pela Reuters, que ouviu três fontes próximas às negociações. Os relatos apontam que a Xiaomi deseja transformar carros elétricos em produtos populares. A empresa pretende agilizar a produção e, por isso, quer usar a fábrica da Great Wall Motors, que também deverá oferecer consultoria durante o desenvolvimento do veículo.
Por enquanto, nenhuma das empresas confirma a parceria. No entanto, uma das fontes da Reuters indica que o CEO e fundador da Xiaomi, Lei Jun, está otimista. O executivo, que estaria à frente do projeto, acredita que a experiência de sua empresa na produção de hardware vai acelerar a produção de carros elétricos.
A Great Wall Motors é a maior fabricante chinesa de pickups e terminou 2020 com 1,1 milhão de carros vendidos. A companhia tem sua própria marca de carros elétricos e está construindo com a BMW uma fábrica de veículos elétricos na China.
Xiaomi quer novas fontes de receita
As informações sobre o carro elétrico da Xiaomi circulam desde fevereiro, mas a empresa negou as especulações. Os rumores indicam que a empresa pretende criar novas fontes de receita, visto que a divisão de celulares tem o maior faturamento, mas margens de lucro consideradas pequenas. Ainda de acordo com os relatos, o veículo seria capaz de se conectar com dispositivos da companhia, como os smartphones.
Caso confirme o plano de produzir carros, a fabricante deverá concorrer com empresas de tecnologia que também planejam entrar no setor. Entre elas, está a Apple, que estaria discutindo o projeto com montadoras para criar um veículo autônomo sem volante e sem pedais. A empresa americana, no entanto, não confirma a informação.
Fonte: tecnoblog.net