Presidente Do IBGE Pede Demissão Depois De Corte No Orçamento Do Censo

Presidente Do IBGE Pede Demissão Depois De Corte No Orçamento Do Censo

Susana Cordeiro era contra medida

Instituto acha inviável fazer o estudo

Susana Cordeiro Guerra pediu demissão da presidência do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), informou o órgão na tarde desta 6ª feira (26.mar.2021). Disse que o pedido se deve a motivos pessoais e de família.

O pedido ocorreu um dia depois de o Congresso meter a faca e cortar substancialmente o orçamento do Censo 2021, coleta dados detalhados sobre a população. Deveria ter sido feito em 2020, mas foi adiado por causa da pandemia.

O IBGE esperava ter R$ 2 bilhões para a pesquisa. Mas o relatório do orçamento, elaborado pelo senador Márcio Bittar (MDB-AC), reduziu o valor para R$ 71 milhões (3,5% que foi estabelecido pelo governo). A diferença foi destinada para obras indicadas por congressistas.

Na 2ª feira (22.mar), o IBGE já havia alertado que o corte inviabiliza a realização do levantamento. O Censo deveria ter ido a campo em 2020, mas foi adiado por causa da crise. O órgão trabalhava para dar início à coleta, que visitaria todos os cerca de 71 milhões de lares brasileiros, a partir de agosto deste ano.

“Além de ser um instrumento fundamental para o pacto federativo e a calibragem da democracia representativa, a contagem da população permite a determinação dos públicos-alvo de todas as políticas públicas nos âmbitos federal, estadual e municipal”, escreveu Susana em artigo no jornal O Globo publicado nesta semana, em que contestava os cortes no estudo.

Mais cedo, o instituto havia informado que buscaria alguma orientação da equipe econômica do governo Jair Bolsonaro quanto ao andamento da pesquisa. Um edital para a contratação de profissionais já estava aberto.

Indicada diretamente pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, Susana assumiu o cargo em fevereiro de 2019. É especialista em reforma do Estado, descentralização e fortalecimento da capacidade organizacional do setor público do Banco Mundial, onde trabalhou com governos na Ásia, África, e América Latina.

Em nota, o IBGE informou que Susana seguirá no “cargo até a transição para o novo presidente a ser indicado.”

Procurado, o Ministério da Economia informou que não comentaria o destino do Censo 2021. Não se manifestou sobre a demissão de Susana nem disse quem a substituirá.

No Brasil, como pesquisadora visitante, Susana Cordeiro atuou no Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), na FGV (Fundação Getúlio Vargas) e na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

A economista é Ph.D em ciência política pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e fez mestrado em Harvard.

Eis a íntegra da nota do IBGE:

“O IBGE informa que Susana Cordeiro Guerra pediu exoneração do cargo de presidente do órgão por motivos pessoais e de família. Ela continuará no cargo até a transição para o novo presidente a ser indicado.”

Fonte: www.poder360.com.br

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *