Quando falamos em sustentabilidade, uma das primeiras palavras que vem a cabeça é upcycling. A prática de reaproveitar materiais já existentes como tecidos, aviamentos, roupas e outros itens que seriam descartados, é uma das mais conhecidas e utilizadas por quem luta por uma moda mais responsável e consciente, como a designer uruguaia Agustina Comas e a Renner, que agora unem forças para uma coleção colaborativa Re Jeans, feita a partir de jeans em desuso e de amostras de tecidos da própria varejista.
Toda a coleção foi desenvolvida a partir de peças da própria varejista, que tinham pequenos defeitos e, por isso, não poderiam ser comercializadas. Desse mix and match, saíram 17 modelos, entre eles uma jaqueta que virou saia, vestidos produzidos com bandeiras – que são as faixas de tecidos de testes da própria Renner –, e por aí vai.
“Trabalhamos de forma colaborativa com diferentes agentes do nosso setor em busca de técnicas, ferramentas e soluções transformadoras, que nos permitam seguir ampliando a presença de produtos mais sustentáveis e proporcionando opções de consumo consciente. Contar com a expertise da Agustina foi um divisor de águas, trazendo para nossos times e nossos fornecedores novos aprendizados e inspirações para trabalhar o upcycling em nossos processos, aliando a sustentabilidade às tendências de moda”, diz a diretora de Estilo da Lojas Renner, Fernanda Feijó. A dobradinha também marca a primeira colaboração de Comas com uma grande varejista.
“O processo de criação foi muito especial. Trabalhamos com o time da Renner usando o que costumo chamar de design por restrição, partindo de recursos restritos e limitados para gerar novas peças”, explica Agustina, que é referência em upcycling no Brasil e no mundo, além de atuar como consultora para marcas, fábricas e grupos produtivos, ministrando oficinas e disseminando a técnica.
Nessa collab, a designer buscou mesclar a estética patchwork do upcycling com o DNA urbano do jeanswear. “São peças únicas que, além dos atributos de sustentabilidade, carregam história, afeto e informação de moda”, define Comas.Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a varejista desenvolve jeans de maneira mais responsável, seja com upcycling ou outros atributos de sustentabilidade. A Renner lançou o Re Jeans em maio de 2018, ao mesmo tempo em que criou o Selo Re – Moda Responsável. De lá pra cá, a marca só evolui em seus processos, com destaque para a técnica de refibragem, onde sobras têxteis de jeans são desfibradas, dão origem a um novo tecido e então voltam para o processo produtivo do fornecedor inicial, que usa a matéria-prima reciclada para confeccionar as roupas para a Renner, aumentando o ciclo de vida do produto.
Ao longo dos últimos anos, a Renner também tem avançado numa metodologia de pegada hídrica inovadora e certificada, permitindo mapear o uso de água nas etapas de confecção e acabamento de cada jeans, com o objetivo de se engajar a cadeia de fornecimento e melhorar seus processos, além de alertar os clientes sobre o nível de água consumido nos diferentes modelos disponíveis para compra. A metodologia que, na Renner, recebeu o nome de Programa Menos Água, faz um cálculo por peça jeans, ou seja, é possível verificar o quanto um determinado modelo consumiu no processo de lavanderia e acabamento. Assim, é possível trabalhar em processos menos impactantes e que garantam o baixo consumo de água, de acordo com cada coleção.Nesses anos de aprendizados, a linha Re Jeans ganhou novos atributos e as peças passaram a contar com algodão responsável em sua composição, ou seja, algodão certificado, produzido respeitando requisitos e boas práticas de responsabilidade socioambiental. Hoje, 100% dos jeans da Renner já são Re Jeans, marco importante para a varejista.
Agora que você já sabe tudo sobre a nova coleção, aproveite para se inspirar e montar looks com as peças jeans, clássicas de todo closet, criando combinações com algumas das tendências quentes do momento. Com as regatas brancas, por exemplo, o resultado é básico com twist moderno, enquanto os complementos metalizados são boas opções para dar um toque de brilho ao look. E ainda tem as produções total denim, que nunca saem de moda.A coleção Re Jeans com Agustina Comas tem edição limitada e desembarca no dia 10/10 nas duas lojas circulares da Renner e também no site, app e whats.
Fonte: Guia Jeans Wear