Instituições vão oferecer atividades especiais relacionadas ao tema Deficiência e Acessibilidade em Museus
O Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa participam, nesta semana, da campanha Sonhar o Mundo de 2022, organizada anualmente pelo SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus). As atividades oferecidas pelas instituições do Governo do Estado de São Paulo serão relacionadas ao tema central da campanha, que neste ano é “Deficiência e Acessibilidade em Museus”.
No dia 7 de dezembro, o Museu da Língua Portuguesa oferecerá uma visita mediada sobre acessibilidade pela mostra temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação. O passeio, das 10h às 11h30, será realizado pela artista plástica e arte-curadora Marina Baffini, que desenvolveu o projeto de acessibilidade da exposição. A participação é gratuita: basta comparecer no Pátio A, próximo à Bilheteria, 15 minutos antes do início do tour, quando o grupo começará a ser formado.
Com curadoria de Daiara Tukano, Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação fala sobre as culturas e línguas dos povos indígenas. Um rio de palavras de diversas línguas dos povos originários passa pelas quatro salas da mostra, que, por meio de obras de artistas plásticos, objetos interativos e experiências audiovisuais, joga luz no multilinguismo do território brasileiro.
Já no Museu do Futebol, a equipe de educadores irá mostrar ao público diferentes possibilidades de se trabalhar e experienciar os conteúdos do futebol por meio de materiais táteis e sensoriais, como escudos táteis de times, réplicas de bolas antigas, réplica da Taça Jules Rimet, da Taça da Copa, entre outros materiais. A atividade acontece das 11h30 às 13h, na entrada do museu.
SOBRE O SONHAR O MUNDO
Anualmente, o SISEM-SP convida as instituições museológicas paulistas a participarem da Campanha Sonhar o Mundo, uma programação colaborativa que tem como objetivo debater e refletir sobre o tema escolhido. Dessa forma, os museus atuam cooperativamente, formando uma rede de apoio que contribui para os debates e fortalece os vínculos com o público.
A Campanha Sonhar o Mundo de 2022 terá como tema central “Deficiência e Acessibilidade em Museus” e ocorre de 4 (domingo) a 10 de dezembro (domingo).
SERVIÇO
Sonhar o Mundo – Museu da Língua Portuguesa
Data: 7 de dezembro (Quarta-feira)
Horário: 10h às 11h30
Local: Grupo é formado no Pátio A, próximo à Bilheteria, 15 minutos antes do início do passeio)
Valor: Grátis
Sonhar o Mundo – Museu do Futebol
Data: 10 de dezembro (Sábado)
Horário: 11h30 às 13h
Local: Sala Grande Área (entrada do Museu)
Valor: Não há valor adicional ao custo do ingresso
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz – s/n – Luz – São Paulo
Terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 16h30)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados (e no dia 20 de novembro, domingo)
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/68203
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/78348/d/167791/s/1120829
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Localizado na Estação da Luz, o MLP tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.
O Museu da Língua Portuguesa é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.
A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Marsh McLennan, escritório Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.