Museu do Futebol e Museu da Língua Portuguesa participam da campanha Sonhar O Mundo de 2022

Museu do Futebol e Museu da Língua Portuguesa participam da campanha Sonhar O Mundo de 2022

Instituições vão oferecer atividades especiais relacionadas ao tema Deficiência e Acessibilidade em Museus

Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa participam, nesta semana, da campanha Sonhar o Mundo de 2022, organizada anualmente pelo SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus). As atividades oferecidas pelas instituições do Governo do Estado de São Paulo serão relacionadas ao tema central da campanha, que neste ano é “Deficiência e Acessibilidade em Museus”. 

No dia 7 de dezembro, o Museu da Língua Portuguesa oferecerá uma visita mediada sobre acessibilidade pela mostra temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação. O passeio, das 10h às 11h30, será realizado pela artista plástica e arte-curadora Marina Baffini, que desenvolveu o projeto de acessibilidade da exposição. A participação é gratuita: basta comparecer no Pátio A, próximo à Bilheteria, 15 minutos antes do início do tour, quando o grupo começará a ser formado.   

Com curadoria de Daiara Tukano, Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação fala sobre as culturas e línguas dos povos indígenas. Um rio de palavras de diversas línguas dos povos originários passa pelas quatro salas da mostra, que, por meio de obras de artistas plásticos, objetos interativos e experiências audiovisuais, joga luz no multilinguismo do território brasileiro.  

Já no Museu do Futebol, a equipe de educadores irá mostrar ao público diferentes possibilidades de se trabalhar e experienciar os conteúdos do futebol por meio de materiais táteis e sensoriais, como escudos táteis de times, réplicas de bolas antigas, réplica da Taça Jules Rimet, da Taça da Copa, entre outros materiais. A atividade acontece das 11h30 às 13h, na entrada do museu.  

SOBRE O SONHAR O MUNDO 

Anualmente, o SISEM-SP convida as instituições museológicas paulistas a participarem da Campanha Sonhar o Mundo, uma programação colaborativa que tem como objetivo debater e refletir sobre o tema escolhido. Dessa forma, os museus atuam cooperativamente, formando uma rede de apoio que contribui para os debates e fortalece os vínculos com o público. 

A Campanha Sonhar o Mundo de 2022 terá como tema central “Deficiência e Acessibilidade em Museus” e ocorre de 4 (domingo) a 10 de dezembro (domingo). 

SERVIÇO  
Sonhar o Mundo – Museu da Língua Portuguesa  
Data: 7 de dezembro (Quarta-feira) 
Horário: 10h às 11h30  
Local: Grupo é formado no Pátio A, próximo à Bilheteria, 15 minutos antes do início do passeio) 
Valor: Grátis  

Sonhar o Mundo – Museu do Futebol  
Data: 10 de dezembro (Sábado) 
Horário: 11h30 às 13h 
Local: Sala Grande Área (entrada do Museu) 
Valor: Não há valor adicional ao custo do ingresso 

Museu da Língua Portuguesa   

Praça da Luz – s/n – Luz – São Paulo 
Terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 16h30)  
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados (e no dia 20 de novembro, domingo)  
Acesso pelo Portão A  
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/68203   

Museu do Futebol  
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo    
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)     
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)     
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)     
Crianças até 7 anos não pagam     
Grátis às terças-feiras     
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/78348/d/167791/s/1120829 
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas     

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL   

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.   

PATROCÍNIOS E PARCERIAS   

A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.       
 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  
Localizado na Estação da Luz, o MLP tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.   

O Museu da Língua Portuguesa é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.   

PATROCÍNIOS E PARCERIAS   

A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.   

A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Marsh McLennan, escritório Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.     

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *