Prêmio Aberje 2022 revela os melhores da comunicação brasileira

Prêmio Aberje 2022 revela os melhores da comunicação brasileira

Crédito: Abeje

Gerdau é eleita Empresa do Ano e o Comunicador do Ano pelo voto popular foi Pedro Torres, também da Gerdau

 A 48ª edição do Prêmio Aberje reconheceu na noite desta terça-feira (29), as principais organizações e profissionais por contribuírem com o fomento das boas práticas na comunicação empresarial do país no ano de 2022. Além dos ganhadores da etapa nacional do Prêmio, foram anunciados os vencedores dos Prêmios Especiais – homenagem aos profissionais e organizações que, com seu trabalho, ajudam a firmar o protagonismo da comunicação corporativa no Brasil. O evento foi realizado de forma presencial na Casa Giardini, em São Paulo (SP).

O destaque como Empresa do Ano foi para a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. Na ocasião, foram anunciadas as empresas que venceram a disputa nacional das categorias competitivas do Prêmio. Foram os cases que mais se destacaram entre os 73 projetos finalistas (vencedores regionais) de um total de 340 projetos inscritos, das cinco regiões que compõem a premiação. 

Além da parte competitiva da premiação, foram homenageados Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, como CEO Comunicador do AnoRicardo Viveiros, da Viveiros & Associados, como Trajetória do Ano; e Cynthia Provedel, da Caminho do Meio: comunicação interna, cultura e desenvolvimento, com o Prêmio “James Heffernan” de Educadora do Ano.

Os troféus são distribuídos em 16 categorias que compõem o Prêmio Aberje, organizadas nos eixos: Foco no Tema, Foco em Públicos e Foco em Meios. Cada categoria contou com a avaliação de até seis jurados. São programas, projetos, campanhas e/ou ações de comunicação de empresas, assessorias, agências, profissionais autônomos e organizações de todo o país, associadas ou não à Aberje. 

O Prêmio, que tem por objetivo promover e divulgar os esforços e as iniciativas na área da comunicação empresarial, contempla cinco etapas: checagem, avaliação regional, premiações regionais, avaliação nacional e a grande cerimônia de encerramento, quando os vencedores nacionais são reconhecidos e premiados. 

O que confere a credibilidade de mais de cinco décadas de premiação é a forte governança e transparência do Prêmio Aberje. Os cases vencedores passam por etapas rigorosas no processo de avaliação: desde a triagem dos projetos, auditoria independente, avaliação pelos jurados regionais e, finalmente, a defesa oral dos projetos à Comissão Julgadora no Painel de Cases. No total, foram 280 jurados e 78 premiações.

A etapa do Painel de Cases, foi feita de forma online mais uma vez. Os vencedores regionais apresentaram a defesa oral de seus projetos à Comissão Julgadora de forma 100% virtual, durante a semana de Painel de Cases, transmitida no YouTube da Aberje. As apresentações seguem disponíveis no canal. 

Mídias do Ano de 2022
Por reconhecer a importância do combate à desinformação e, assim, garantir o transcorrer do processo eleitoral brasileiro de forma legítima e democrática a partir do seu Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral, o Prêmio Especial Comunicação para a Democracia, foi concedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao evidenciar que o bom jornalismo depende de toda sorte de investimento e por expandir o conhecimento sobre nossa Constituição, em um período extremamente crítico para o país, o Prêmio Mídia do Ano, na Categoria TV, foi concedido ao Jornal Nacional pela série “Brasil em Constituição”. 

Outra mídia premiada pela Aberje foi o jornal O Globo na Categoria Jornal por sua excelência na atuação em nível local, nacional e global. Ao longo de 2022, o jornal dobrou a aposta na consolidação de um jornalismo que corresponda à confiança de seu leitor e que também atraia novos leitores. 

Incluído na Categoria Produção de Conteúdo, o Hub de Conteúdo da Braskem / The Economist também foi premiado como Mídia do Ano, pela parceria estabelecida com um dos principais veículos econômicos do planeta, criando uma plataforma global de grande visibilidade e indo além dos formatos convencionais da publicidade ou do conteúdo patrocinado. 

Pelo compromisso e dedicação ao tema da mobilidade, de forma crítica e ao mesmo tempo atrativa, o Prêmio Mídia do Ano, na Categoria Mídia Especializada, foi concedido ao Mobilidade Estadão. Notícias, podcasts, vídeos, web stories e guias entregam informação de qualidade, de forma acessível, no digital e no impresso do caderno.

Com sua história, importância e projeção para o futuro, o jornal A Tarde, que vem se reinventando a partir da integração de novas mídias, também foi premiado com o Mídia do Ano, na Categoria Jornal Regional, sendo exemplo de jornalismo regional, nacional e mundial.

Comunicadores do Ano
Todos os anos, o Prêmio Aberje, em paralelo ao seu módulo competitivo, elege os Comunicadores do Ano, uma homenagem concedida aos dez profissionais que mais se destacaram no exercício de suas funções dentro e fora das organizações a que pertencem. Os nomes dos dez profissionais (veja na tabela abaixo) são selecionados a partir dos resultados dos projetos vencedores do Prêmio Aberje. A lista é então analisada e sintetizada pela governança da Aberje, em sua Diretoria e Conselhos Deliberativo e Consultivo, que se baseia em um rigoroso levantamento de dados profissionais feito pelo seu Centro de Memória e Referência. Como acontece tradicionalmente, os nomes foram abertos para votação popular e o escolhido pelo público foi Pedro Torres, head Global de Comunicação Corporativa e Marca Institucional na Gerdau.

Prêmios especiais
Este ano, o Prêmio de CEO Comunicador do Ano fica com o executivo Gustavo Werneck, pela extraordinária liderança à frente da Gerdau, seja na comunicação para  governança e condução dos negócios, ou na tradução de valores e cultivo da inovação. 

Além disso, em reconhecimento aos seus esforços em prol do país e da comunicação, sua competência e sua carreira profissional, a Aberje homenageia Ricardo Viveiros com o Prêmio Especial de “Trajetória do Ano em 2022”.

Como entidade associativa acadêmico-profissional que é desde sua origem, a Aberje concede todo ano o Prêmio “James Heffernan” de Educador do Ano. Como professora, autora e mestre em Comunicação Social, o Prêmio Aberje reconhece as contribuições de Cynthia Provedel, dentro e fora da Escola Aberje de Comunicação, no âmbito da Humanização da Comunicação, concedendo-lhe a premiação. 

Conheça abaixo todas a categorias e seus vencedores:

CategoriaVencedor
Gestão de Crises OrganizacionaisBRK Ambiental
Diversidade e InclusãoMineração Rio do Norte – MRN
Ética, Integridade e ComplianceSantos Brasil
MarcaVTEX
Memória OrganizacionalKlabin
Sustentabilidade OrganizacionalVale
Consumidor/ClienteNeodent
Imprensa e/ou InfluenciadoresGerdau
MultipúblicosiFood
Público InternoSanta Casa de Misericórdia de Porto Alegre
SociedadeUnimed-Rio
EventoiFood
Mídia AudiovisualVale
Mídia DigitalGrupo Energisa
Mídia Impressa Sotreq
Publicação EspecialMattos Filho
Empresa do AnoGerdau
Comunicadores do AnoAna Carla Lopes (Grupo Boticário)Carime Kanbour (Klabin)Daniele Salomão (Energisa)Juliana Calsa (BRK Ambiental)Luís Gustavo Pracchia (ArceloMittal)Marco Greiffo (Volvo)Pedro Torres (Gerdau)Rafael Oliveira (Unimed-Rio) Raphaela Borba (Neodent)Simone Tcherniakovsky (Novo Nordisk)                  
Mídias do AnoTelevisão: Rede Globo – Jornal Nacional – série Brasil em Constituição
Jornal Impresso: O Globo
Jornal Regional: A Tarde
Mídia Especializada: Estadão Mobilidade
Produção de Conteúdo: Hub de Conteúdo da Braskem / The Economist
Prêmio Especial Comunicação para a Democracia: Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação
Prêmio “James Heffernan” Educadora do AnoCynthia Provedel
Prêmio Trajetória do Ano Ricardo Viveiros
Prêmio CEO Comunicador do AnoGustavo Werneck

O Prêmio
Desde que foi criado, em 1967, o Prêmio Aberje acompanha as mudanças do setor e hoje, por meio da apresentação de cases inspiradores e do compartilhamento de experiências, ajuda a promover melhores práticas da comunicação de empresas e instituições de todo o Brasil.

Ao longo de mais de cinco décadas, foram premiados mais de 2600 projetos e 900 diferentes empresas. As iniciativas vencedoras de edições anteriores podem ser consultadas no Centro de Memória e Referência da Aberje, assim como nos livros publicados pela Aberje Editorial com os resumos dos cases premiados, tanto regionais, quanto nacionais.

Sobre a Aberje – A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.  A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença nos boards de instituições internacionais como a Fundacom, Global Alliance for PR and Communication Management e Arthur W. Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *