O Sebraeverso, criado com o apoio do DOT Digital Group, tem como objetivo ensinar aos empreendedores o que é o Metaverso, de forma prática e imersiva
O metaverso surgiu como uma grande aposta para impulsionar negócios de todos os segmentos e, de acordo com um levantamento global publicado pela McKinsey, apenas nos cinco primeiros meses de 2022, grandes empresas, fundos de venture capital e private equity já investiram mais de US$ 120 bilhões em negócios ou ativos no metaverso. Pensando nisso, o Sebrae, em parceria com o DOT Digital Group, edtech líder nacional no mercado de educação corporativa digital, criou o Sebraeverso.
A criação desse ambiente tem o intuito inicial de ensinar aos empreendedores o que é o Metaverso, de forma prática e imersiva, demonstrando quais os benefícios que esse espaço oferece para as empresas. O objetivo maior é proporcionar um novo mercado para os empreendedores brasileiros em um ambiente virtual com oportunidades reais.
Especialistas apostam que a adesão ao metaverso pode render excelentes oportunidades de negócios aos empreendedores, principalmente, no comércio digital. Por isso, a médio e longo prazo, o Sebraeverso oferecerá ainda mais conteúdos, trazendo aos seus visitantes jogos educacionais, vídeos interativos, interações interpessoais, entre outras coisas.
O Sebraeverso possui uma série de objetos educacionais em diferentes formatos, para apresentar os principais conceitos do que é o metaverso e seus desdobramentos com foco em oportunidades para empresas e negócios. Esses objetos possibilitam, que o usuário interaja com o conteúdo com mais autonomia, determinando o seu tempo de consumo.
O ambiente é dividido em três espaços: uma recepção, onde há instruções básicas de como andar pelo local e o que será visto lá dentro; uma área de conhecimento, com os objetos educacionais, organizados em uma jornada intuitiva; e uma outra de interação entre as pessoas, que é um grande jardim sob o céu do cerrado.
Para navegar pelo Sebraeverso, os usuários podem criar o seu avatar personalizado com características, como cabelo, cor do olhos e roupa, e navegar por ele seguindo alguns comandos de teclado. Para facilitar esse processo, o DOT desenvolveu um e-book que ensina os conceitos básicos do metaverso, com dados sobre o crescimento desse mercado, termos que contemplam esse universo como os NFT (Non Fungible Tokens), informações sobre empresas que estão investindo lá, um passo a passo de como criar seu avatar, além é claro, de mostrar as oportunidades que o metaverso oferece.
“Foi incrível ter a oportunidade de participar de um projeto tão inovador que vai beneficiar tantos empreendedores. A nossa estratégia foi aproveitar todo o potencial do metaverso para ir além do conceito de sala de aula tradicional, criando uma verdadeira galeria do conhecimento que contempla a exposição de conteúdos e espaços para interação”, afirma Carolina Nunes, especialista em Edtech do DOT Digital Group.
Sobre o DOT Digital Group
Fundada em 1996, bem antes do famoso estouro da bolha pontocom, o DOT Digital Group nasceu com a missão de levar a educação em escala para as pessoas, utilizando os meios digitais online. Pioneira, a empresa apostou na internet como principal canal de educação a distância, algo bem pouco óbvio à época. Hoje, o DOT apoia mais de 250 das maiores empresas e instituições do País, como Bayer, Assaí, Safra, Faber Castell, Ebanx, PagBank, TIM, Porto Seguro, RaiaDrogasil, Itaúsa, Amaggi, CNA, Senar, Sebrae e outras que desejam realizar o treinamento e capacitação de seus colaboradores e clientes em alta escala e de maneira contínua (lifelong learning). Atualmente, a DOT Digital Group emprega mais de 450 profissionais. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios.