Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, que é celebrado no dia 20, a Uber oferecerá viagens gratuitas para espaços que são tradicionalmente de memória e resistência da história negra da cidade de São Paulo. A promoção será válida para viagens realizadas no período de 19 a 26 de Novembro de 2022 para um dos locais indicados pela empresa. A curadoria dos espaços foi feita pela Diáspora Black, uma startup de turismo que busca promover o conhecimento de lugares, pessoas, histórias e patrimônios da população negra.
“A memória e a cultura negra sempre foram invisibilizadas ou apagadas das cidades. Por muitos anos, estes espaços, seus elementos e referências foram perseguidos e estigmatizados – muitos, ainda hoje são alvo de ataques, como casas de matriz africana, estátuas e monumentos”, afirma Antonio Pita, co-fundador da Diáspora Black. “Com esta ação, podemos ressignificar a importância destes espaços. Dar visibilidade à memória de resistência e ancestralidade presente nesses espaços, ajuda a construir novas referências e representatividade positiva sobre a população negra e sua contribuição para a cultura brasileira. Com essa iniciativa, mais pessoas podem conhecer uma parte da história de toda sociedade brasileira.”
Para ter acesso à promoção, o usuário deve inserir o código CULTURAEMMOVIMENTO no app antes de solicitar a viagem. O limite é de uma viagem por pessoa — com desconto de até R$ 20,00 em cada uma. Confira a lista completa de locais no Instagram: uber_br.
Campanha Educativa – Durante o mês de novembro, a empresa também está promovendo conteúdo educativo antirracista dentro do app e nas redes sociais. O objetivo é reforçar o código de conduta e comportamentos que não são tolerados na plataforma.
O conteúdo é uma continuação da campanha promovida pela empresa em 2021, que convidou usuários e motoristas para serem aliados no combate ao racismo, como parte de um compromisso global assumido pela Uber em 2020. As iniciativas incluem metas internas, como aumentar o número de funcionários negros (inclusive em cargos de liderança) e também externas, como a revisão dos processos de respostas às denúncias de racismo e a disseminação de conteúdo educativo para usuários e motoristas parceiros.
A Uber trabalhou em parceria com advogadas e participantes da organização deFEMde para revisar o processo de atendimento a denúncias de racismo e LGBTQIA+fobia da plataforma no Brasil. O objetivo é ter uma clara identificação dos casos e um melhor acolhimento do relato da vítima. O mesmo processo já havia sido feito em 2019 com foco em denúncias de assédio ou violência contra a mulher.
Em 2022, a empresa expandiu o canal de suporte psicológico voltado para usuárias(os) e motoristas parceiras(os) em colaboração com o MeToo. Além de seguir acolhendo sobreviventes de violência sexual, o plantão passa a atender também vítimas de condutas discriminatórias baseadas em raça, identidade de gênero, orientação sexual, expressão de gênero, intolerância religiosa, capacitismo, entre outras.
Desde 2018, quando assumiu um compromisso público para o enfrentamento à violência contra a mulher, a Uber vem realizando também iniciativas em parceria com diversas ONGs que são referência no assunto. Conheça mais sobre esses projetos aqui.
Edições anteriores — Em 2019, os conteúdos produzidos em parceria com o Promundo tinham como tema central a violência contra a mulher. Vídeos, podcasts e textos foram elaborados tendo como base uma pesquisa e grupos focais realizados com motoristas parceiros nas cidades do Rio de Janeiro e Fortaleza. Ao final da campanha, 85 mil motoristas receberam o selo Viagem de Respeito, depois de ouvirem os seis episódios da série. Em 2020, uma nova série de podcasts abordou também LGBTQIA+fobia e racismo.
Como reportar — Depois de cada viagem, usuários e motoristas são convidados a avaliar a experiência. Caso o usuário ou motorista precise reportar algum incidente, a Uber conta com uma equipe de suporte disponível 24/7, que analisa individualmente caso a caso. A denúncia pode ser feita pelo menu de ajuda do próprio app ou pelo site da Uber.