Dar voz, rosto, empoderamento, visibilidade e defender o respeito aos direitos da população LGBTI+. Essas são algumas das diretrizes que a Accor segue adotando em suas estratégias em prol da causa e da diversidade e inclusão. É por esse motivo que a empresa comemora, em 31 de março, o Dia Internacional da Visibilidade Trans, evento anual dedicado a aumentar a consciencialização sobre a discriminação enfrentada pelas pessoas transgênero em todo o mundo, além de reforçar as contribuições positivas já adotadas na sociedade.
“Queremos apenas igualdade, amor e respeito, como todo o ser humano. Isso a Accor tem de sobra. Aqui conheci pessoas que respeitam. Sinto verdade no olhar de cada um e amor na equipe que me acolheu”, afirma Luis Miguel Alcântara, colaborador do Grand Mercure São Paulo Itaim Bibi.
Com respeito à diversidade, um de seus principais ativos no Brasil e no mundo, empresa segue em prol da causa LGBTI+
Dar voz, rosto, empoderamento, visibilidade e defender o respeito aos direitos da população LGBTI+. Essas são algumas das diretrizes que a Accor segue adotando em suas estratégias em prol da causa e da diversidade e inclusão. É por esse motivo que a empresa comemora, em 31 de março, o Dia Internacional da Visibilidade Trans, evento anual dedicado a aumentar a consciencialização sobre a discriminação enfrentada pelas pessoas transgênero em todo o mundo, além de reforçar as contribuições positivas já adotadas na sociedade.
“Queremos apenas igualdade, amor e respeito, como todo o ser humano. Isso a Accor tem de sobra. Aqui conheci pessoas que respeitam. Sinto verdade no olhar de cada um e amor na equipe que me acolheu”, afirma Luis Miguel Alcântara, colaborador do Grand Mercure São Paulo Itaim Bibi.
“Para alavancar a discussão do tema no dia a dia, a Accor tem um Comitê LGBTI+, cujo objetivo é promover um ambiente inclusivo e acolhedor aos clientes e colaboradores”, explica Antonietta Varlese, vice-presidente sênior de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social Accor América do Sul. “Temos nosso canal de comunicação aberto e reafirmamos nosso compromisso com a diversidade e inclusão LGBTI+”, completa a executiva.
O reconhecimento mais recente recebido pela empresa veio em outubro de 2020, com o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, concedido pela Prefeitura Municipal de São Paulo, na categoria LGBTI+, pelo projeto Compromisso com a Diversidade LGBTI+. A iniciativa da prefeitura da capital paulista está na sua terceira edição e é destinada a reconhecer empresas públicas, privadas e do terceiro setor que desenvolvem boas práticas de gestão da diversidade e promoção dos direitos humanos.
Outro importante reconhecimento recebido pela Accor no ano passado foi o título de uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Ranking Great Place to Work LGBTQI+ 2020, anunciado em junho, onde a empresa ficou com a quarta posição na lista. “Promovemos o respeito pelo tratamento individual e igualitário de nossos colaboradores e com todos os públicos que nos relacionamos”, afirma Antonietta.
Ainda em 2020, a empresa também reafirmou seu compromisso com a causa LGBTI+, comemorando, em evento virtual, a data de 17 de maio, lembrada como o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia.
Entre as demais atividades da Accor em prol da diversidade, estão o patrocínio à Feira Diversa 2020, em parceria com a Mais Diversidade e o Fórum de Empresas LGBTI+; apoio à Parada Online LGBTI+ 2020 em São Paulo; apoio ao Casamento Coletivo Igualitário de São Paulo; patrocínio ao Miss Brasil Gay; treinamento Click Accor sobre diversidade; e elaboração do Manual de Recrutamento LGBTI+.
Em 2019, a empresa realizou pela primeira vez um processo seletivo dedicado exclusivamente à seleção de profissionais transgêneros. No total, a Accor recebeu currículos de 200 interessados nas posições abertas em seus hotéis pelo Brasil.
Estratégias nos países hispânicos
A estratégia de Diversidade e Inclusão LGBTI+ da Accor também está presente na Argentina e na Colômbia, com plano de expansão para os demais países a cada ano. Na Argentina, a estratégia foi lançada em 2018, com treinamento dos colaboradores e participação especial no Gnetwork360, importante conferência internacional sobre negócios e turismo LGBTI+ na América Latina. Em 2019, a Accor anunciou a sua incorporação à Câmara de Comércio LGBTI+ da Argentina (CCGLAR), onde atua em diferentes atividades voltadas para o segmento do mercado LGBTI+. Ainda em 2019, a empresa lançou um manual próprio, nos países hispânicos, para recrutamento e seleção de talentos LGBTI+ e um programa de treinamento para seus gerentes. O anúncio foi feito durante a participação da Accor no Gnetwork360.
Em 2019, a Accor também lançou sua estratégia LGBTI+ na Colômbia, durante o WeTrade, a maior feira de Oportunidades e Negócios Diversos na América Latina, que busca promover o crescimento e a capacitação econômica da comunidade LGBTI+. No mesmo período, a equipe de líderes dos hotéis Accor da Colômbia participou de um treinamento sobre o manual “Compromisso com a Diversidade”, material que reúne conteúdo teórico e prático sobre como receber turistas LGBTI+. A iniciativa visa o cumprimento de um dos principais compromissos assumidos pelo grupo: oferecer oportunidades a todos sem restrições e, com isso, valorizar a diversidade e promover a inclusão.
No Chile, a Accor anunciou, em 2019, sua adesão ao Pride Connection Chile, rede de empresas que trabalham pela diversidade e inclusão LGBTI+, tornando-se a primeira multinacional do setor hoteleiro a aderir a esta iniciativa.
Brasil Travel News