No dia 20 de novembro, público poderá experimentar comidas típicas árabes e assistir ao vivo ao início da Copa em telões de led
O pontapé inicial da Copa 2022 será dado no dia 20 de novembro e o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, preparou uma programação especial para os amantes da modalidade, em parceria com a Câmara Árabe e a Prefeitura de São Paulo.
A partir das 10h, após uma fala institucional do Museu e da Câmara Árabe, o público poderá se deliciar com uma feira gastronômica, que terá barraquinhas de comidas e bebidas tipicamente árabes na área externa do museu. Ao mesmo tempo, serão exibidos em telões curtas-metragens sobre a criação da camisa da seleção brasileira, como encerramento da 13ª edição do Cinefoot – Festival de Cinema de Futebol.
Na sequência, às 11h, haverá uma atração musical, também típica da região, com o grupo Kervansarai, que apresenta performances tradicionais, assim como novas interpretações da música mediterrânea, criando uma mistura entre clássico e contemporâneo, e levando os espectadores em um passeio pelos países árabes.
E a partir das 13h começará a transmissão da cerimônia de abertura, seguida da partida entre Catar e Equador, em telões de led na área externa do museu, logo na entrada e ao final da exposição principal (sujeito à lotação).
Neste dia, o ingresso para o Museu será gratuito, como parte da programação da Secretaria da Cultura e Economia Criativa de São Paulo para o Dia da Consciência Negra.
Além disso, vale ressaltar que o Museu do Futebol também exibirá ao vivo todos os demais jogos do torneio, com ingressos pagos, sujeito à lotação e seguindo o horário de funcionamento da instituição. Confira a programação completa em nosso site (sujeita a alterações).
Novos conteúdos expositivos
Para entrar no clima de Copa, o Museu do Futebol também terá o “Segundo Tempo” da exposição temporária 22 em Campo. Serão inseridos novos conteúdos expositivos na mostra, relacionados ao Catar.
Assim, a partir do dia 8 de novembro, o público poderá conferir curiosidades, fotos e uma experiência audiovisual sobre o país sede do Mundial de 2022, além das bandeiras de todos os países que disputarão o campeonato e um novo mural de selfie, pintado pelo artista Deco Farkas, com os principais jogadores a personagens desta Copa.
Além disso, a mostra já conta com a bola oficial do torneio e com a camisa mais antiga da seleção brasileira que se tem conhecimento até hoje, usada em 1922 por Amílcar Barbuy no bicampeonato sul-americano do Brasil.
Os novos conteúdos estão localizados logo na entrada no museu, no início da exposição temporária 22 em campo, que fala das relações entre Modernismo e Futebol e fica em cartaz até 29 de janeiro de 2023.
SERVIÇO
Abertura da Copa do Mundo
Data: 20 de novembro
Horário: A partir das 10h30
Local: Área externa e salas do Museu do Futebol
Valor: Grátis
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.