Após dois anos, evento volta a acontecer presencialmente e será realizado entre 18 e 20 de novembro no auditório da instituição
Depois de dois anos longe do público, o Cinefoot está de volta aos espaços culturais! Entre os dias 18 e 20 de novembro, já em clima de Copa do Mundo, o Museu do Futebol recebe a 13ª edição do único festival de cinema de futebol do Brasil, que vai marcar o reencontro com os amantes da modalidade após dois anos de evento online devido à pandemia. As sessões de exibição dos filmes serão gratuitas, no auditório da instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Para esta edição, o eixo conceitual do Cinefoot será “Reencontrar, vibrar e jogar juntos”, que reflete o atual momento de reconexão do público com os mais diversos ambientes, entre eles as salas de cinema e os estádios, mas sem deixar de oferecer ao público uma programação virtual especial. Dos 27 títulos em competição, 14 são brasileiros e 13 internacionais, com representantes da Argentina, Itália, França, Espanha, México, Reino Unido, Iran, Espanha, além de coproduções Alemanha/Suíça, Alemanha/Palestina, Alemanha/Jordânia e Brasil/Reino Unido.
Durante os três dias de evento, a parte da manhã será reservada para as sessões dente de leite, com filmes para o público infantil. Já na parte noturna acontecem as sessões competitivas, com filmes inscritos e selecionados pela curadoria do CineFoot.
No sábado, às 16h, haverá uma sessão dedicada ao futebol feminino, com debate em seguida. E no domingo, no dia da Abertura da Copa do Mundo, será realizada uma sessão especial com a exibição de curtas-metragens sobre a criação da camisa da seleção brasileira, como um “esquenta” para o primeiro jogo do Mundial, que será entre Catar e Equador e terá transmissão ao vivo no Museu do Futebol. (Confira a programação completa abaixo).
E para completar o passeio, os participantes poderão visitar as exposições do Museu do Futebol. Nos dias 19 e 20, a entrada será gratuita. Atualmente, a instituição conta com a exposição temporária “22 em Campo – 100 anos de futebol e modernismo no Brasil” e com a mostra principal, que relata, ao longo de 15 salas, como a modalidade chegou ao país e se tornou uma identidade nacional.
SERVIÇO
13ª edição do Cinefoot
Data: De 18 as 20 de novembro (Sexta a Domingo)
Local: Auditório do Museu do Futebol*
Valor: Gratuito
*Sujeito à lotação
PROGRAMAÇÃO
18/11
9h às 13h – Sessão Dente de Leite (filmes para o público infantil)
19h – Sessão Competitiva 1
20h30 – Sessão Competitiva 2
19/11
9h às 13h – Sessão Dente de Leite
16h – Sessão Futebol Feminino com debate
18h – Sessão Competitiva 3
20h30 – Sessão Homenagem: exibição do filme inédito “Canindé 50”, do diretor Cristiano Fukuyama).
20/11
9h às 11h – Sessão Dente de Leite
12h – Sessão Especial – Abertura da Copa do Mundo 2022: exibição de curtas-metragens sobre a criação da camisa da seleção brasileira
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva, e Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.