Nas últimas colunas, falamos bastante nos aspectos emocionais, pois em momentos difíceis é essencial nos fortalecermos emocionalmente e nos mantermos saudáveis para enfrentar as dificuldades. Ainda vamos falar mais sobre o assunto e trazer ferramentas práticas para te ajudar nesse processo, pois acreditamos muito que é essencial o autoconhecimento para o controle das nossas emoções.
Mas hoje vamos falar de alguns pontos práticos. O que imaginávamos ser apenas uma quarentena, se estende há mais de um ano e com sérios agravantes nos últimos dias. A pandemia pegou a todos de surpresa e as consequências tem sido devastadoras.
É nesse momento, que o empreendedor precisa buscar ajuda. Eu sempre digo e vou repetir que ninguém cresce sozinho. E esse é o momento em que mais precisamos apoiar uns aos outros. A experiência de um pode sim ajudar o outro a crescer em qualquer momento.
Por isso mesmo, diariamente, eu entrego conteúdo em minhas redes sociais falando de ferramentas práticas para te ajudar a vencer esse desafio.
Alguns setores foram mais afetados que outros e hoje vamos focar no mundo da beleza. Sabemos o quanto a prestação de serviços nessa área é importante para o brasileiro. Porém, o fechamento dos estabelecimentos desse mercado, traz sérias consequências aos empreendedores.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, tenho acompanhado vários salões de beleza aqui em São Paulo e muitos estão se reinventado. Vender kits de tratamento e ensinar suas clientes a cuidarem dos cabelos em casa, tem sido uma das saídas para manter o faturamento mínimo. Para isso, as estratégias de marketing digital passaram a ser utilizadas de forma massiva. As redes sociais se tornaram a mais forte ferramenta de comunicação com o cliente.
Alguns salões também venderam vouchers de tratamentos com descontos. A cliente comprava no período inicial da pandemia, teria um prazo para executar o serviço e recebia um desconto para isso. Essa estratégia é válida, pois mantém o faturamento no momento da proibição do atendimento. Porém, é necessário um estudo quanto aos valores. O preço praticado cobre todas as despesas e custos, mesmo com o desconto praticado? Essa venda irá manter o fluxo de caixa mesmo após o fim da pandemia?
Preparar a equipe para realizar atendimentos na casa do cliente é outra saída. Realizei alguns treinamentos em salões que proporcionaram aos clientes esse tipo de atendimento. Para preparar a equipe é necessário um alinhamento em todos os protocolos de segurança que devem ser reforçados no atendimento domiciliar. Os profissionais precisam estar uniformizados e seguir o mesmo padrão de atendimento do salão. Isso é perfeitamente possível quando realizamos o treinamento adequado. E mantém o faturamento da empresa.
Uma das grandes dificuldades nos períodos em que o atendimento é permitido, tem sido trazer o cliente de volta. O público ainda está com medo. Para vencer esse medo, a ferramenta que temos nas mãos é a informação. Quanto mais você informar o seu público que está preparado, usando todos os protocolos de proteção para atendê-lo com segurança, mais você irá reconquistar seu público. Durante esse período acompanhei diversos salões que estreitaram os laços com seus clientes. Enviando mensagens de apoio, perguntando como estão, e mostrando sempre a preparação e a utilização dos EPI´s (Equipamentos de Proteção Individuais) por todos os profissionais.
Mas uma das atitudes mais sensatas e que aconselho a todos nesse período é se preparar. Tanto para enfrentar esse momento, quanto para a volta. Aproveite esse período para estudar o seu negócio. Colocar a casa em ordem!
Eu tenho publicado dicas e ferramentas todos os dias em minhas redes sociais. Estou estudando muito pra isso. Hoje quero te apresentar um programa incrível que o Sebrae desenvolveu.
O Instituto Giovana Quini tem parceria com o Sebrae há muitos anos. Apoiamos os eventos pois sabemos da seriedade e do comprometimento com que são conduzidos.
De 29/03 a 08/04, será realizado o Programa Sebrae Enfrentar para o mercado da Beleza. Um programa desenvolvido para abordar assuntos essenciais nesse período para preparar o profissional da Beleza e Estética a enfrentar esse momento tão desafiador.
Assuntos como o comportamento empreendedor, finanças, como atrair e atender clientes e a correta utilização das redes sociais serão abordados por profissionais especialistas que dominam suas áreas de atuação.
O Programa Sebrae Enfrentar é totalmente online e gratuito. Basta se inscrever no link: http://bit.ly/38NW9jK. Se preferir, vá até a Bio do meu Instagram (https://www.instagram.com/giovanaquini.oficial) que o link está lá.
Em sua inscrição coloque a indicação do Instituto Giovana Quini como parceira.
Eu estarei lá e espero por você!
Profa. Ms. Giovana Quini
Especialista em Empreendedorismo Feminino
Mentora, Coach e Palestrante.
Professora Universitária na área de Administração de Empresas
www.giovanaquini.com.br