Os eventos, que acontecem nos dias 21 e 28 de outubro, 4 e 5 de novembro – apresentarão informações gerais sobre estudos no país nipônico, incluindo bolsas, requisitos gerais, cursos e instituições. A participação é gratuita
Com o objetivo de fornecer informações diversas aos interessados em estudar no Japão, a Japan House São Paulo realiza iniciativas importantes na área da educação em parceria com a Study in Japan e com a Asebex – Associação Brasileira de Ex-bolsistas no Japão. Abertos e gratuitos, os eventos reúnem palestras, encontros e conversas e acontecem no primeiro andar da instituição na Avenida Paulista.
Nos dias 21 e 28 de outubro e 4 de novembro, das 14h às 18h, a Japan House São Paulo promove atendimentos com representantes do Study in Japan, projeto que oportuniza estudo no Japão para alunos de todo o mundo. Na ocasião, os participantes terão acesso a materiais exclusivos sobre cursos e bolsas de estudos em diversos institutos de ensino japoneses, além de conhecerem experiências de intercâmbio de estudantes que participaram do projeto. A ideia é auxiliar os interessados em estudar no Japão com a ajuda de profissionais especializados, como o Coordenador regional do projeto Study in Japan Global Network South America, Rodrigo Fernandes; o jornalista esportivo especializado no futebol japonês e voluntário na Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão (Asebex), Tiago Bontempo; e a consultora e coordenadora de projetos para o intercâmbio cultural online entre alunos graduandos brasileiros e japoneses, Ana Cons Bacilla.
Já no dia 5 de novembro, a JHSP e a Asebex – Associação Brasileira de Ex-bolsistas no Japão – realizam uma série de palestras de curta duração (em torno de 15 minutos) sobre programas de bolsas de estudo e de estágio no Japão, apresentando objetivos, requisitos e regras gerais. Na primeira rodada de conversas, às 13h30, o foco serão programas voltados para descendentes de japoneses (nikkeis), como Kenpi Ryugaku e Kenpi Kenshuu (bolsas de estudo ou estágio pelas Associações de Descendentes das Províncias do Japão), Nippon Zaidan (Projeto Realização do Sonho) e Japan International Cooperation Agency – JICA (Intercâmbio para jovens do ensino fundamental, médio e universitários, cursos técnicos, especializações, treinamentos e pós-graduação). Já o segundo bloco, às 15h, aborda programas abertos para não-descendentes e descendentes, como os oferecidos pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia, do Governo do Japão – MEXT (graduação, pós-graduação, língua e cultura japonesa, treinamento para professores), pela Japan Exchange and Teaching Programme – Jet Programme (estágio em Coordenação de Relações Internacionais) e pela Fundação Japão (pós-graduação em estudos japoneses). Ao final de cada apresentação, os participantes ainda poderão tirar dúvidas com os representantes das entidades e com ex-bolsistas.
Serviço:
Study in Japan na Japan House São PauloQuando: dias 21 e 28/10, e 4/11 (sextas-feiras), das 14h às 18h
Onde: Sala de Seminários da JHSP (Avenida Paulista, 52 – 1º andar)
Participação livre e gratuita
Asebex – Associação Brasileira de Ex-bolsistas no Japão
Quando: 5/11 (Sábado), das 13h30 às 15h15; das 15h15h às 17h50
Onde: Sala de Seminários da JHSP (Avenida Paulista, 52 – 1º andar)
Atividade gratuita
Participação mediante retirada de senha na recepção 30 minutos antes da atividade
Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
Entrada gratuita. Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/
As exposições contam com recursos de acessibilidade.
Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.