Os relógios inteligentes ganharam a atenção de usuários de tecnologia por trazerem funções conectadas diretamente no pulso, estendendo a experiência presente nos smartphones. Além disso, os wearables também são importantes para a saúde, pois fornecem relatórios sobre o corpo e conseguem acompanhar atividades físicas.
No entanto, modelos top de linha de marcas como a Samsung também contam com ferramentas de segurança interessantes. Os aparelhos mais recentes da linha Galaxy Watch contam com detecção de queda e SOS, que podem ser úteis para idosos ou em situações de acidentes.
Se você está pensando em adquirir um smartwatch da Samsung com detecção de queda e SOS, confira nosso especial sobre como usar as ferramentas dos dispositivos da Samsung.
Quais relógios Galaxy Watch possuem detecção de queda e SOS
As funções de ligação de emergência e detecção de queda se tornaram padrão na linha Galaxy Watch 5, mas também estão disponíveis em aparelhos anteriores da Samsung graças a uma atualização lançada pela marca.
Confira abaixo a lista de smartwatches da Samsung com SOS e detecção de queda, em uma lista enviada pela Samsung ao TecMundo:
- Galaxy Watch3
- Galaxy Watch Active2
- Galaxy Watch4
- Galaxy Watch4 Classic
- Galaxy Watch5
- Galaxy Watch5 Pro
As ferramentas podem ser utilizadas e configuradas nos relógios em conjunto com um celular Android ou iOS, no aplicativo oficial para cada sistema (Galaxy Wearable ou Galaxy Watch, respecitivamente. É importante ressaltar, porém, que uma melhor experiência de uso estará disponível se os aparelhos forem usados com celulares da Samsung — algumas funcionalidades de customização, por exemplo, só podem ser acessadas pela Galaxy Store, exclusiva dos dispositivos móveis da marca sul-coreana.
Como funciona e como ativar a detecção de queda?
A detecção de queda dos relógios Samsung consegue identificar quando o usuário caiu ou sofreu uma batida forte e está imóvel por um certo período de tempo. O smartwatch exibirá uma janela pop-up, além de som e vibração, indicando que enviará um sinal de alerta para contatos pré-definidos pelo usuário.
Caso o usuário não responda após 60 segundos, o alerta é emitido para os contatos registrados no aplicativo, com uma ligação e também a localização em tempo real. Para a solução funcionar, é necessário que o aparelho esteja conectado com o celular, principalmente se não possui função LTE.
Como configurar a detecção de queda
1 – Acesse o aplicativo Galaxy Wearable no Android
2 – Entre na opção “Configurações do Relógio”
3 – Clique na opção “Segurança e emergência”
4 – Selecione a opção “Detecção de queda forte” e siga o passo a passo para adicionar contatos.
Apesar de a Samusng atuar atualmente com o Wear OS e o Tizen OS em seus relógios, a empresa afirma que a experiência de configuração e funcionamento da detecção de queda é parecida em ambas as plataformas. Ou seja, a ativação acontece em ambos os ecossistemas de maneira similar.
Como usar a ligação de emergência (SOS)
Além da detecção de queda, os relógios da Samsung também possuem uma solução de chamada de SOS. A solução, que também funciona em conjunto com o celular, permite que o usuário realize uma ligação de emergência com o pressionar de um botão, facilitando o contato com pessoas em situações críticas.
Após configurar os contatos de emergência no aplicativo Galaxy Wearable, a ligação de emergência pode ser acionada pelo usuário ao pressionar o botão “Início” do relógio, presente na lateral do dispositivo. Quando o botão é pressionado três ou quatro vezes repetidamente, o alerta é enviado para os números registrados.
Caso o usuário envie um alerta sem querer, é possível encerrá-lo por meio da tela do relógio inteligente. Nesse caso, basta clicar na notificação de SOS e pressionar para o smartwatch parar com o alerta.
Fonte: Tecmundo