A viagem ofereceu imersões por atrativos de 7 cidades nas três regiões belgas (Bruxelas, Flandres e Valônia), recepção oficial na Embaixada do Brasil e degustações personalizadas. Valônia ganha novas perspectivas de promoção junto ao trade brasileiro
A Bélgica é um daqueles destinos europeus que têm muito a oferecer, desde o tradicional turismo histórico-cultural, regiões montanhosas até às experiências enogastronômicas. Com este intuito, a Redescobrindo Ideias, em parceria com o Grupo Air France-KLM e o Visit Valônia, levou um grupo de quatro operadoras brasileiras para redescobrir a potencialidade turística belga. O Famtour aconteceu entre 01 e 08 de setembro de 2022 e contou com a Diversa Turismo, Abreutur, Agaxtur e TGK Travel.
“Desenvolvemos uma agenda bem diversificada e incluindo imersões sobre os principais atrativos de Bruxelas, visitas técnicas a hotéis de luxo e boutiques em seis cidades, reuniões com fornecedores, além de atividades na capital e nas regiões de Flandres e Valônia”, explica Marcos Oliveira, diretor da Redescobrindo Ideias. Participaram do famtour: Fellipe Randolfo (Abreutur de Brasília), Marta Shonozaki (TGK Travel), Samara Miranda (Diversa Turismo), Silvana Dantas (Agaxtur) e Anderson Salvá (Air France/KLM)
O roteiro pela Bélgica
Na passagem por Bruxelas, o grupo visitou o icónico Atomium, o Choco-Story com um mestre chocolatier e Grand Place com direito a tour guiado e degustação de cervejas. Almoçaram no lendário Hotel Amigo (da Rocco Forte Hotels) e jantaram no Aux Armes de Bruxelles, restaurante Michelin na capital belga. E, também, foram convidados para um coquetel na residência oficial do embaixador brasileiro, João Mendes Pereira, para apresentar a missão e abrir oportunidades nos segmentos MICE e corporativo.
Em Flandres, no norte, conheceram primeiro Antuérpia passando pelo famoso Grote Markt (praça onde fica a prefeitura), a Meirstraat (principal rua do centro), a Igreja de São Paulo, (com pinturas de Peter Paul Rubens e Anthony van Dyck) e o porto. Desde a magnífica estação da cidade, viajaram de trem para Ghent para experimentar a melhor batata frita do mundo, tour a pé pelo centro histórico e pernoite. Já em Bruges, a Veneza do Norte, caminharam pela cidade medieval, experimentaram um pouco da gastronomia local e entraram na lendária fábrica da cervejaria De Halve Maan com direito a degustação.
O DMC Bem Belga, fundado pela brasileira Daniella Garcia, apoiou o famtour em Bruxelas e Flandres. A empresa – especializada na criação de roteiros para grupos privativos pela Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo-, oferece atendimento guiado em português (do Brasil) e ênfase no perfil cultural e gastronômico. “Desenvolvemos nossos próprios pacotes combinando os atrativos mais procurados da região, como a tradição do universo cervejeiro e o maior festival de música eletrônica do mundo, o Tomorrowland” destaca a empresária. “A Bem Belga é a ligação entre o Brasil e o destino quando se trata de escolher um guia credenciado, sobretudo, brasileiro que more na cidade do roteiro e seja fluente na língua local. Ninguém conhece melhor um lugar do que as pessoas que moram nele, certo?” reforça a Daniella Garcia.
Nos últimos três dias, o famtour ficou na região francófona da Valônia para conhecer o Memorial 1815 em Waterloo (que conta sobre a última batalha de Napoleão) e a Cidadela de Namur, onde pernoitaram. Um dos pontos altos foi a visita às ruínas da Abadia de Villers Villers-la-Ville (convento cisterciense fundado em 1146 e abandonado em 1796), que hoje recebe muitas atividades ao ar livre. Na cidade planejada de Louvain-la-Neuve visitaram o Museu Hergé, dedicado ao criador do personagem Tintim. Aliás, os belgas são apaixonados por histórias em quadrinhos. Na pacata e charmosa Dinant finalizaram a agenda com caminhada pelo centro, visita ao Museu Adolphe Sax, inventor do saxofone, e navegação pelo rio Meuse.
“Mesmo o mercado brasileiro não sendo uma prioridade do Visit Wallonia, respondemos a esta oportunidade que resultou num famtour. O principal objetivo é promover mais a Valónia junto aos operadores brasileiros, e desta maneira poder propor produtos incluindo entre outras coisas Waterloo, Namur e Dinant. Além disso, a conectividade com a França e a Alemanha torna a viagem muito fácil para o turista do Brasil“, contextualiza Pierre Coenegrachts, Vice-Diretor e CEO do Visit Valônia, abordando a parceria e o interesse em trabalhar mais o mercado brasileiro.
Conexões mais rápidas
O Grupo Air France-KLM é o que conecta mais rápido o Brasil com a Bélgica com a opção de Paris com 24 voos semanais (saídas de Rio, São Paulo e Fortaleza) e Amsterdã com 14 saídas semanais (desde Rio e São Paulo). O trecho até Bruxelas é realizado de trem bala (citar nome oficial)desde o Aeroporto Charles De Gaulle numa viagem de 1h30 e a partir de Amsterdã em um voo de 40 minutos.
Opinião das Operadoras
“A Bélgica me deixou extremamente encantado! Foi uma grata surpresa. Vendemos sempre o básico e tratamos o país como passagem nos circuitos, o que é um grande erro. Pode ser tratado como um destino a ser visitado e explorado, sendo que a dica seria ter o mínimo de duas diárias em cada cidade, para dar tempo de conhecer as atratividades de cada localidade, sendo elas diurnas e noturnas”, frisa Fellipe Randolfo, Gerente da Filial Abreu Viagens de Brasília. Samara Tomaz Miranda, Gerente de produtos exóticos e Europa da Diversa Turismo afirma que “a Bélgica é um lugar incrível em infraestrutura hoteleira, de A&B, transporte, paisagens lindíssimas e história. O destino ideal para uma viagem perfeita pela Europa sem o caos dos grandes centros turísticos que já estão saturados“.
O Famtour contou com o apoio do Grupo Air France-KLM, Visit Valônia, Agência de Exportação e Investimento Estrangeiro da Valônia (AWEX), DMC Bem Belga, O Meu Chip, Hotel Amigo, Affinity Seguro e Embaixada do Brasil na Bélgica.
__
Sobre a Redescobrindo Ideias:
A Redescobrindo Ideias & Eventos é uma agência de comunicação e representação de destinos fruto da tríade: comunicação, diplomacia e turismo. Sua essência tem 13 anos. Foi fundada em através de convites a diplomatas para palestras e eventos personalizados, iniciando a série “Redescobrindo”. Sua sede está em São Paulo e com atuação em todo o Brasil e exterior através de uma rede de parceiros. Atualmente, atende os destinos de Curaçao, Nevada, Caribe Mexicano, Costa Rica, El Salvador, Amapá, Região Valônia (Bélgica), DMC Bem Belga, Equador, Atibaia Convention Bureau, Guarulhos Convention Bureau e Jamaica. Realiza eventos e missões, press trips e famtours. Mais informações www.redescobrindo.com.br