Avaliação foi realizada pelos atores Tiago Abravanel e Kevin Vechiatto, e pela artista plástica Flávia Junqueira, dia 30 de setembro, na sede da MSP
O Prêmio Mauricio de Sousa foi idealizado pela Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra), com o apoio da Mauricio de Sousa Produções, com o propósito de valorizar os produtos e as atrações criativas e inovadoras com conteúdo e visual de qualidade, criados para parques de diversões, atrações turísticas e centros de entretenimento familiar brasileiros, e também para fortalecer o setor em todo o País. Ao todo, foram 67 trabalhos inscritos, de 37 empresas.
A escolha dos premiados aconteceu na sexta-feira, dia 30 de setembro, na sede da Mauricio de Sousa Produções (MSP), em São Paulo. O evento foi apresentado pelo desenhista Mauricio de Sousa, que abrilhantou ainda mais a ocasião. A análise foi feita pelos renomados e talentosos profissionais do setor de Comunicação: os atores Tiago Abravanel e Kevin Vechiatto, que participou por videochamada, e pela artista plástica Flávia Junqueira, que elegeram os trabalhos de maior destaque no período de um ano.
Foram cinco as categorias avaliadas: Atração de Entretenimento – aspectos criativo-construtivos como storytelling, tematização e qualidade de execução; Produto de Entretenimento – mediante conceitos estéticos, ergonômicos, funcionais e de acessibilidade; Projeto de Inovação – que esteja de acordo com estratégias de desenvolvimento envolvendo novos processos e matérias diversas, como marketing, comunicação, tecnologia, ganhos de eficiência, modelo de negócio, ações especiais e serviços relacionados à atração; Projetos em Desenvolvimento – melhor projeto em desenvolvimento comprovado com execução ainda não finalizada até a data da premiação; e a novidade desta edição: ESG (sigla em inglês para environmental, social and governance) – avaliação sobre governança ambiental, social e corporativa visando o engajamento da corporação em prol de objetivos sociais em benefício da comunidade.
A artista plástica Flávia Junqueira revelou se sentir extremante honrada em ser escolhida para participar do júri. “Eu como uma jovem artista, ter a oportunidade de entrar num universo tão encantador e poder entender o processo criativo é muito importante. A questão dos parques de diversões é muito forte para mim. Na minha pesquisa eu tenho muito da memória afetiva da minha infância, dos momentos de lazer nos parques e da questão da diversão. E as pessoas precisam da teatralidade para viver o mundo real. Me sinto lisonjeada em fazer parte de um júri para escolher as atrações. É uma honra escolher e decidir quem vai ser premiado”.
O ator Tiago Abravanel, entusiasta e apaixonado por parques de diversões, disse que é uma maneira de se conectar com o entretenimento de uma forma muito sensível. “Eu sou uma pessoa que frequenta os parques desde pequeno, e poder ser jurado e ver o mercado de parques no Brasil crescendo é muito significativo e gratificante. Tenho muito prazer de estar aqui e espero que seja o primeiro de muitos”.
Para o ator Kevin Vechiatto, foi uma imensa alegria ter participado como júri do Prêmio Mauricio de Sousa. “Eu agradeço a Adibra pelo convite. Foi realmente uma experiência incrível. Eu amo parques de diversões, amo viajar e conhecer lugares novos e fiquei curioso para conhecer diversos locais durante as avaliações que tiveram as apresentações. Estou muito ansioso e torcendo por todos”.
A ocasião contou ainda com a participação de membros da diretoria da Adibra, como a presidente Vanessa Costa; do vice-presidente Marcelo Beraldo; da diretora de Educação Cyntia Carneiro; do diretor de Marketing Henry Hila; do diretor institucional Paulo Kenzo; do presidente do Conselho Consultivo Francisco Donatiello Neto; e do diretor de Relacionamento Evandro Valentini. A presidente executiva do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Carolina Negri, também esteve presente.
“Essa premiação reforça e incentiva os profissionais talentosos, que se dedicam a deixar os parques de diversões ainda mais lúdicos, divertidos e atrativos, a continuarem realizando suas criações, com genialidade, criatividade e determinação, atributos tão essenciais para o nosso segmento. Estamos muito felizes com a qualidade dos projetos apresentados e com a motivação que o Prêmio Mauricio de Sousa tem trazido ao setor de entretenimento, desde que a premiação foi idealizada”, afirmou a presidente da Adibra, Vanessa Costa.
Os ganhadores do Prêmio Mauricio de Sousa serão anunciados no evento Adibra International Networking – que será realizado nos Estados Unidos, durante a IAAPA Attractions Expo 2022, em novembro deste ano. Os vencedores serão homenageados com uma estatueta, criada pelo desenhista Mauricio de Sousa, e um certificado de participação, com reconhecimento do mercado de parques de diversões do Brasil.
Sobre a Adibra
A Associação Brasileira de Parques e Atrações foi criada em 1989 e reúne mais de 150 empresas filiadas, que representam aproximadamente 450 operações entre parques aquáticos, temáticos, itinerantes, de trampolim, aquários, atrações turísticas, Centros de Entretenimento Familiar (FEC´s), jogos eletrônicos, infláveis, buffets infantis e fornecedores do setor. A missão da Adibra é promover a união e desenvolvimento sustentável do setor, consolidando a cultura da segurança e da excelência por meio da educação, inovação, ética e responsabilidade social.