Exercício Físico como fator fundamental na saúde emocional da população

Exercício Físico como fator fundamental na saúde emocional da população

Esse é o tema da palestra que o Médico Dr. Victor Matsudo, Presidente do CELAFISCS fez no Congresso Internacional de Nutrição Funcional, que acontece de 15 a 17 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo

O Dr. Victor Matsudo, Médico Especialista em Ortopedia e Traumatologia e em Medicina do Esporte

De acordo com dados da OMS- Organização Mundial da Saúde, até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população em todo o mundo fosse mais ativa. Em 2020, a organização lançou novas diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário, que enfatiza que todas as pessoas, de todas as idades e habilidades, podem ser fisicamente ativas e que todo tipo de movimento conta.

As novas diretrizes recomendam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.

Estatísticas da OMS mostram que um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física suficiente. Globalmente, estima-se que isso custe US$ 54 bilhões em assistência médica direta e outros US$ 14 bilhões em perda de produtividade.

A atividade física regular é fundamental para prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, bem como para reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, reduzir o declínio cognitivo, melhorar a memória e exercitar a saúde do cérebro. 

O Sedentarismo, inimigo número 1 da população

De acordo com o Médico Dr. Victor Matsudo o sedentarismo é fator de risco prevalente, quando se fala em saúde física e emocional ele está em primeiro lugar no ranking mundial, o segundo fator é a obesidade e excesso de peso.

Várias são as consequências desse sedentarismo, de acordo com o especialista que interfere na saúde da população, como por exemplo o aumento do risco de Alzheimer, doença vascular senil ( um tipo de alteração que surge em várias áreas do cérebro e que acontece principalmente pela diminuição da circulação sanguínea nesses locais, é é mais frequente em pessoas que tiveram um  Acidente Vascular Cerebral (AVC), dando origem a sintomas como dificuldade para realizar atividades do dia-a-dia, perda de memória e dificuldade para falar).

Ele lembra que a melhor estratégia para mudar o comportamento de sedentário para ativo é o uso da Gestão Móbile do Modelo Ecológico que compreende fatores intrapessoais, como cognição e aspectos demográficos, fatores do ambiente social, onde o clima social é um dos itens mais importantes e fatores do ambiente físico, constituídos pelo ambiente físico natural e o construído.

Isolamento da pandemia agravando o quadro de saúde física e emocional

O Médico destaca ainda o agravamento do cenário da saúde física e emocional durante e no pós pandemia do covid-19. As pessoas ficaram isoladas em casa, com toda a insegurança causada pelo vírus e seus desdobramentos, agravando cenário de saúde em geral, com forte impacto na saúde emocional, como estresse, ansiedade e principalmente a depressão.

Incentivos à pratica e os benefícios da atividade física

Ambiente Natural e Construção do Ambiente

De maneira geral o Dr. Victor Matsudo destaca a importância do incentivo público para a prática da atividade física, com programas bem definidos, destacando a importância da atividade nas escolas e aponta alguns caminhos.

Onde não há ambiente físico natural como praias e parques, onde a prática pode ser feita de diversas maneiras, de forma mais simples como caminhada, pedalada, etc.

A construção do ambiente -neste ponto os governos devem construir infraestrutura: “As calçadas e ruas em condições adequadas para caminhadas já seria de extrema importância, no cenário em que se encontram nossas vias e calçadas, o cidadão do centros urbanos ficam sem opção de espaços públicos.”      

Os benefícios incomparáveis da prática regular de atividade física.

Pra o especialista todo esforço que se faça rumo a incorporação da atividade física como elemento fundamental a vida com energia vital, vale a pena:

Entre os benefícios ele destaca da prática constante e regular da atividade física: aumento do humor, melhora a cognição principalmente na terceira idade, aumento da neurogênese (reduz a perda de neurônios e o indivíduo ganha novos neurônios), além da manutenção da saúde como um todo.

Mas o especialista alerta: “O excesso de atividade pode acarretar alguns problemas comportamentais e de saúde como perda do humor, aumento de estresse, agressividade, inapetência, interferência na sexualidade, pois  pode ocorrer a baixa na libido, porque o excesso de atividade aumenta o cortisol, e diminui o testosterona, hormônio mais importante no ciclo sexual .Dessa forma  é fundamental que o exercício físico seja orientado por profissional habilitado”.

O Dr. Victor Matsudo preside o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISCS, que reúne profissionais da área da educação física, medicina, nutrição, fisioterapia e demais áreas afins, com o propósito de fomentar a pesquisa, disseminar o conhecimento e formar recursos humanos na área das Ciências do Esporte, Atividade Física e Saúde. Durante mais de quatro décadas de atividades, o CELAFISCS recebeu como reconhecimento à sua produção científica e atuação social, diversos e prestigiosos prêmios nacionais e internacionais.

O CELAFISC LANÇOU O MANIFESTO INTERNACIONAL PARA PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA PÓS COVD-19

Acesse o link e saiba mais sobre o Manifesto:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeYGWnuL0OVhw0DN4pfT8gbxtTVMTkZnbF0gaCTjy6A9_HYfQ/viewform

Saiba mais sobre o CELAFISCS em: https://www.celafiscs.org.br/programa-agita-sao-paulo

Sobre o Dr. VICTOR MATSUDO

Médico Especialista em Ortopedia e Traumatologia e em Medicina do Esporte. Professor Livre Docente em Medicina, Diretor Científico e Presidente do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISCS. Coordenador Geral do Programa Agita São Paulo da Secretaria de Estado da Saúde. Past-Vice-Presidente do Conselho Internacional de Ciências do Esporte e Educação Física – ICSSPE/CIEPSS, órgão da UNESCO. Coordenador da Rede de Atividade Física das Américas – RAFA. Fundador da Rede de Atividade Física AGITA MUNDO e Membro do Comitê Executivo do Agita Mundo Network. Ganhador do Grande Prêmio Internacional de Medicina Esportiva dos Jogos Olímpicos de BARCELONA,1992. Ganhador do Grande Prêmio de Pesquisa – “Philip Noël Baker”, na área de Medicina Esportiva, concedido pelo Conselho Internacional de Ciências do Esporte e Educação Física, 1995. Ganhador do Grande Prêmio do Príncipe Faisal da Federação Internacional de Educação Física (FIEP), 1996. Ganhador do Prêmio da Fundação Carso, 2011. Ganhador do Citation Award do American College of Sports Medicine, 2014. Membro da Comissão de Nutrição Esportiva do Comitê Olímpico Internacional. Membro do Board Científico da Actigraph Company. Membro do Comitê de Medicina Preventiva da Universidade de Stanford. Ex-Editor Cientifico da Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Editor das Revistas: Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Revista. Brasileira de Atividade Física e Saúde, European Physical Education Review; Journal of Physical Activity and Health, Journal of Pediatric Exercise.

O 16º Congresso Internacional de Nutrição Funcional é uma realização da VP – Centro.

Sobre a VP-Centro de Nutrição Funcional

Fundada há 23 anos a VP, trouxe a Nutrição Funcional para o Brasil e deu início aos estudos e pesquisas científicas sobre o conceito. 

Neste período a VP temcontribuído com a construção da história da Nutrição Funcional no Brasil. Pioneira na disseminação dos seus conceitos e líder de mercado no segmento, a instituição tem como missão compartilhar com excelência o conhecimento da Nutrição Funcional nas esferas: ambiental, social, econômica e política, promovendo Vitalidade Positiva de forma ética e científica, com foco na sinergia entre a saúde humana, vitalidade do solo e sustentabilidade do planeta.

Em seus cursos de Pós-Graduação em Nutrição ClínicaNutrição Esportiva Funcional, Fitoterapia Funcional e Nutrição Materno Infantil, assim como em seus cursos de extensãoe à distância, a instituição já formou mais de 18 mil alunos em todos os Estados dopaís e até mesmo no exterior. A VP vai além do patamar de ser só promotora de educação para fomentadora de projetos de qualidade de vida em vários segmentos de atuação profissional, pois hoje o Conceito de Nutrição Funcional se difunde desde os profissionais de saúde até o consumidor final.

Saiba mais em: www.vponline.com.br

Instagram: @vpnutricaofuncional

 Serviço
XVI Congresso Internacional de Nutrição Funcional  Site:https://www.vponline.com.br/site/congressos/congresso-internacional/ 
Período: de 15 a 17 de setembro de 2022
Local: Centro de Convenções Frei Caneca-SP
Endereço: Rua Frei Caneca – 569- 40 e 50 andar (Dentro do Shopping Frei Caneca)
Horários: Dias 15 e 16/9: das 8:15 às 19h10 Dia 17/9: das 8h30 às 17h10 Credenciamento de Imprensa:
Email:
Nome completo:
Endereço completo:
CPF:
Veículo:
Cargo:
Se for influencer perfil no Instagram Fone celular:
E-mail: 

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *