No dia 12 de agosto, a Riachuelo lançou em sua sede no Edifício Pinheiros One, seu Hub de Inovação em Circularidade, buscando apontar caminhos efetivos e com escola para o problema mundial da circularidade no setor têxtil.
Com essa iniciativa, a companhia está liderando e protagonizando a condução e a reunião de informações e soluções inovadoras referentes ao tema, conectando, interligando e integrando diversos atores. O movimento conta com a participação da B3, a partir de seu braço social e de sustentabilidade, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Vicunha, da Retalhar, do Focus Têxtil, da Ama12, Opim e do escritório SFCB.
O IPT já é parceiro da Riachuelo em um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento para a criação de uma nova fibra, produzida a partir dos resíduos têxteis de suas fábricas (diminuindo a utilização de matérias virgens e reduzindo a quantidade do que é descartado em seu processo de produção).
“O que a Riachuelo pretende com o Hub é dar um passo adicional rumo às soluções efetivas para a Economia Circular, tendo como eixo principal o ciclo de vida do produto e seus impactos ambientais”, explica Valesca Magalhães, gerente executiva de sustentabilidade da companhia. “O que queremos com a iniciativa é realmente concentrar profissionais altamente especializados em suas áreas para endereçarmos esse tema tão importante para o varejo têxtil: resíduos têxteis”, acrescenta.
Fonte: Guia Jeans Wear