Diversas empresas que atuam no setor de turismo em todo o país já estampam em suas fachadas, balcões e demais ambientes o selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”. A sinalização visual identifica estabelecimentos e guias de turismo que assumiram, declaradamente, o compromisso em adotar protocolos de biossegurança para proteger turistas e trabalhadores contra a Covid-19.
Agora, para ampliar este movimento, o Ministério do Turismo e o Sebrae passam a disponibilizar uma série de vídeos com orientações de boas práticas. Ao final, prestadores de serviços e guias de turismo podem responder a um quiz que ateste o conhecimento adquirido e receber uma certificação.
Ao todo, já são mais de 27 mil empreendimentos e guias de turismo com o selo Turismo Responsável. A iniciativa está disponível para 15 atividades turísticas, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias e bares. Cada segmento possui um protocolo sanitário, elaborado pelo Ministério do Turismo em parceria com empresas e instituições ligadas ao setor, a partir de diretrizes internacionais, com a chancela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os vídeos foram produzidos a partir destes protocolos, que também estão disponíveis para consulta. Para acessar os vídeos e o material de apoio, basta clicar em um dos segmentos abaixo:
- Meios de Hospedagem;
- Agências de Turismo;
- Transportadoras Turísticas;
- Organizadoras de Evento;
- Parques Temáticos;
- Acampamentos Turísticos;
- Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares;
- Centros de Convenções, feiras, exposições e similares;
- Empreendimentos de Entretenimento e Lazer e Parques Aquáticos
- Empreendimentos de Apoio ao Turismo Náutico ou à Pesca Desportiva
- Casas de Espetáculo
- Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos
- Locadoras de Veículos para Turistas
- Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos
- Guias de Turismo
Brasil Travel News