Documentário do Museu do Futebol é premiado pelo Conselho Internacional de Museus

Documentário do Museu do Futebol é premiado pelo Conselho Internacional de Museus

Revivendo Memórias venceu o grande prêmio do Festival de Produções Audiovisuais e Inovadoras de Mídias Museológicas em cerimônia realizada em Praga

Nesta quinta-feira (25), o documentário “Revivendo Memórias”, produzido pelo Museu do Futebol, recebeu o grande prêmio do F@IMP, Festival de Produções Audiovisuais e Inovadoras de Mídias Museológicas do ICOM (Comitê Internacional de Museus). A cerimônia foi realizada em Praga, na República Tcheca, e contou com a presença de Renata Motta, diretora executiva do Museu do Futebol. Clique aqui e confira o documentário.

Em 2019, o Museu do Futebol lançou o projeto Revivendo Memórias, em parceria com o Museu Amigo do Idoso e com o Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento Hospital das Clínicas de São Paulo, em que recebia presencialmente grupos de idosos para visitas mediadas e atividades. No ano seguinte, o projeto precisou ser adaptado para o ambiente virtual durante a pandemia de coronavírus, inspirando, então, o documentário.   

Assim, o filme mostra os desafios dos educadores do Museu do Futebol para interagir e dialogar, em tempos de isolamento social, com o público 60+, que muitas vezes não é familiarizado com o uso da internet, e ilustra os impactos positivos do programa na vida dos participantes.  

“O documentário ‘Revivendo Memórias’ é um registro fidedigno de como o Museu do Futebol inovou na sua maneira de trabalhar, aliando-se à tecnologia e abraçando um público especialmente vulnerável”, afirmou a coordenadora do Núcleo Educativo, Ialê Cardoso. “Em um momento extremamente desafiador, o projeto fez atendimentos por meio de telefonemas e videochamadas, minimizando a solidão e proporcionando afeto e inclusão social e digital com um resultado belíssimo e transformador para todos os envolvidos.”  

Sobre a premiação  

O F@IMP (Festival de Produções Audiovisuais e Inovadoras de Mídias Museológicas) é organizado pela AVICOM (Comitê Internacional do ICOM para Audiovisual, Novas Tecnologias e Redes sociais).   

O evento internacional visa incentivar e reconhecer produções audiovisuais (áudio, filme e vídeo) e tecnologias multimídias inovadoras (sites, programas interativos, aplicativos móveis,entre outras) iniciadas ou realizadas por museus e instituições patrimoniais e culturais no mundo todo.   

Museu do Futebol  

Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo    
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)  
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)    
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)  
Crianças até 7 anos não pagam    
Grátis às terças-feiras    
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330  
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas    

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL  

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.   

PATROCÍNIOS E PARCERIAS  

A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS Farmacêutica e Movida Aluguel de Carros. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva,Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.      

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *