Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!
Mérida, capital do estado do Iucatã, no México, vai abrigar a próxima edição do Latin America’s 50 Best Restaurants, que será realizada no dia 15 de novembro de 2022. A escolha marca a volta do evento para o país, depois de passar pelo Peru, Colômbia e Argentina.
Esta será a primeira cerimônia presencial após dois anos de hiato devido a pandemia do coronavírus -, a última edição foi realizada de forma virtual, em novembro de 2021 e coroou o peruano Central como o primeiro da lista. Atrás dele veio o também peruano Maido, e em terceiro lugar, o brasileiro D.O.M, que voltou ao topo do ranking regional.
Mas em razão da pandemia, o ranking do último ano, foi criado levando em consideração as restrições impostas aos restaurantes e às viagens internacionais, realizadas pelos jurados. A seleção de 2021, com 100 restaurantes ao invés das tradicionais 50, foi uma combinação de votos reunidos das oito edições desde o início do ranking, em 2013, como uma média. Por isso, inclusive, o prêmio deste ano recebeu o nome Passado e Futuro.
Conforme divulgado pelos organizadores do prêmio, o ranking dos melhores restaurantes da America Latina de 2022 volta a funcionar no formato tradicional.
Um juri composto por um número expressivo de gourmets, experts, jornalistas e críticos gastronômicos de toda a América Latina – (são mais de 250 votantes ) votaram nos 10 restaurantes em que tiveram suas melhores experiências gastronômicas nos últimos 18 meses.
Do total de escolhidos, ao menos quatro casas precisam estar fora de seu país de origem, ou seja, um jurado brasileiro pode votar no máximo em seis restaurantes situados no Brasil; os demais precisam estar no Peru, México, Colômbia, Chile, Panamá… Isso significa que o ranking de 2022 refletirá pela primeira vez o cenário gastronômico latino-americano em sua forma pós-pandemia.
Fonte: Estadão