de comunicação de preços, promoção e produtos nos supermercados/Foto: Sérgio Fernandes
O evento do setor varejista teve ao todo, 30 estandes com serviços de alta performance como carrinho digital para compras, cartazeamento 4.0, precificação inteligente e ferramentas de automação atrelada à inteligência artificial para uma nova realidade de compras no on-line e presencial
Estande da Pricefy destacou serviços para automatizar processos
Melhorar a experiência do shopper (comprador) com um olhar para o futuro do varejo tem sido a prioridade de empresários supermercadistas. Os executivos compartilharam inovações tecnológicas durante o principal evento do setor, o APAS NEXT 2022, que aconteceu nesta terça-feira, 16, no Espaço WTC no Golden Hall do WTC, na capital de São Paulo.
O evento que está em sua quinta edição trouxe o conceito “Agorismo: O Futuro é Agora!”, promoveu palestras sobre o comportamento do consumidor e apresentou as principais tendências do setor no cenário internacional para um público com mais de mil pessoas. Ao todo, 30 estandes de diferentes áreas do varejo mostraram serviços de alta performance como carrinho digital para compras, cartazeamento 4.0, precificação inteligente e ferramentas de automação atrelada à inteligência artificial para uma nova realidade de compras on-line ou presencial.
A cadeia de supermercados no Brasil conta com 91.351 lojas e tem sido o segmento que mais emprega no país. O setor obteve faturamento de R$ 554 bilhões somente em 2020 quando o mundo vivia o auge da pandemia da Covid-19. Os dados são da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que ressalta que o valor representa 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Entretanto, ainda são muitos os desafios a serem superados nesse mercado. A principal deficiência é a forma como o varejista se comunica: preços e promoções ultrapassadas. O cliente da pós-pandemia está mais exigente e carece de autonomia para tomar a decisão de compra. Como estratégia para resolver esse problema, os representantes da área querem tornar o ambiente da loja mais agradável para estimular o potencial de compra do consumidor.
Soluções
Das empresas presentes, a startup de tecnologia para o varejo, Pricefy, idealiza a maneira de fazer comunicação para produtos e preços nas lojas. Atualmente, a empresa oferece ao mercado soluções com foco em omini-mídia e trade. A omni-mídia (cartazeamento 4.0, etiquetas eletrônicas, automação de etiquetas impressas e digital signage promocional) integra os principais ERP ‘s do mercado e aumenta a eficiência operacional da loja para o colaborador focar nas vendas.
Enquanto o trade (Gestão Ágil de Campanhas, Criador de Tabloides, Catálogo de Produtos e Gestão de Acordo) controla todas as ações de marketing negociadas com a indústria e parceiros. Com essa tecnologia, a rede supermercadista otimiza os processos da jornada promocional para garantir ofertas mais inteligentes e rentáveis.
“Como consumidor a gente está cansado de ir na loja e ter mais do mesmo. Passamos um processo muito dolorido com a pandemia, mas que explorou bastante o universo on-line e agora que a vida tem voltado ao normal, a gente encontra o estabelecimento da mesma maneira. A Pricefy quer ajudar o varejista nesse momento em que o consumidor está exigindo ainda mais na experiência dele dentro da loja”, explica.
Para o diretor de tecnologia da Pricefy, Alex Terra, que palestrou sobre a Experiência na loja e Omni-mídia, os pontos que mais causam o retrabalho e frustração no consumidor são: preços errados, promoções ineficientes, erros de execução, falta de padrão visual e erros na ortografia do produto.
“O serviço de automatização acelera os processos na rotina do profissional, reduz gastos e qualifica o tempo para o varejista atender as necessidades dos clientes de forma personalizada e esse é o caminho certo para o futuro dos supermercados”, diz.