Vencedores recebem prêmio em dinheiro e têm seus trabalhos publicados no site do Museu do Futebol. Primeiro lugar também será publicada no site e edição impressa da Revista Placar.
Foi subvertendo a máxima “time de futebol é para a vida toda” que a crônica escrita por Kíssila Muzy de Souza Mello (RJ) conquistou o primeiro lugar no 1º Concurso de Crônicas do Museu do Futebol, de São Paulo. Na história bem-humorada, a personagem central é uma torcedora que troca de clube do coração ao menos três vezes ao longo da vida – devotando um amor absolutamente sincero a cada um deles – até terminar (será?) torcedora do Botafogo. Além de receber o prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.000, Kíssila terá a crônica Um time para cada eu será publicada também nas edições impressa e on-line da Revista Placar, parceira do Museu do Futebol no concurso.
Em segundo lugar ficou Matheus Rafare Dias (RJ) com a crônica Um ilustre torcedor. Seu personagem mora em situação precária na periferia do Rio de Janeiro e vivencia o nervosismo de um dia de jogo do Flamengo não assistindo à partida, apenas tentando adivinhar o que acontece pelos sons na rua. Durante o jogo, ele imagina a festa que fará nos bares caso o time vença o jogo.
Já a terceira colocada foi Stephanie Calazans (SP) com uma história sensível da relação de uma personagem que originalmente não se interessava por futebol, mas que se conecta com o pai e com a memória de seu irmão recém-falecido ao vivenciar a experiência de estar no meio de uma torcida em dia de estádio lotado – o título é Gostaria de tê-lo aqui. O segundo e a terceira colocadas receberão, respectivamente, prêmios de R$ 1.500 e R$ 1.000.
O júri teve três participantes: a colunista e cronista Milly Lacombe; o editor da Revista Placar, Fábio Altman; e a assessora de comunicação do Museu do Futebol, Renata Beltrão, que decidiram conceder menção honrosa a Luciano Dias (RJ), com a crônica Torcedor por adoção. Na sua história, um homem adota um menino de 8 anos e fica na expectativa de que seu filho torça pelo mesmo time que o seu, o Fluminense. A história acaba sendo uma alegoria sobre o amor incondicional e a liberdade de escolha.
Os quatro textos já estão publicados no site do Museu do Futebol.
O 1º Concurso de Crônicas do Museu do Futebol teve Torcida como tema central e superou as expectativas da instituição: foram recebidas 444 inscrições, de todos os estados brasileiros, com abordagens as mais variadas. A experiência de assistir partidas decisivas, o amor pelo clube do coração, as rivalidades locais, causos de arquibancada, a perspectiva de mulheres e torcedores LGBTQIA+ e críticas à violência relacionada ao futebol foram alguns dos temas recorrentes.
A proposta é realizar uma nova edição do concurso no ano que vem.
SERVIÇO
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.