Em parceria com a “Retalhar”, as roupas utilizadas por colaboradores ganharam nova – e nobre – utilidade, em vez de se tornarem resíduo
O Magalu, companhia que está digitalizando o varejo brasileiro, acaba de transformar quatro toneladas de uniformes usados em 4 mil cobertores, que serão distribuídos a pessoas em situação de rua. A iniciativa, realizada em parceria com a “Retalhar”, empresa especializada em logística reversa, deu novo destino à vestimenta utilizada pelos colaboradores dos 24 Centros de Distribuição (CD) do Magalu.
“O projeto é mais um passo da companhia na direção de tratar de maneira adequada os diferentes tipos de resíduos que produzimos”, Ana Luiza Herzog, gerente corporativa de reputação e sustentabilidade do Magalu. “A parceria com a Retalhar casou perfeitamente com o propósito do Magalu, porque conseguimos gerar um impacto positivo não só ambiental, mas também social”. Os cobertores serão distribuídos a Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam na linha de frente com pessoas em situação de rua.
A gestão de resíduos é um tema central no Magalu. Os CDs são espaços que geram resíduos que podem se tornar perigosos – como lâmpadas, baterias, óleos para o funcionamento de máquinas e pilhas –, em caso de descarte inadequado. Agora, os uniformes também passam a ter destinação correta, como os demais resíduos produzidos nos centros de distribuição da empresa. Dessa forma, o Magalu impulsiona a economia circular, mecanismo crucial para alcançar um dos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, o de assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
A “Retalhar” utiliza mão de obra inclusiva e especializada para descaracterização dos uniformes. No caso do Magalu, mulheres em situação de vulnerabilidade social trabalharam para retirar marcas e tornar os tecidos recicláveis. Depois, as quatro toneladas seguiram para trituração, desfibramento e reinserção para que pudessem ser reutilizadas como cobertores.
As entidades selecionadas para o recebimento dos cobertores ficam localizadas em São Paulo e atuam no auxílio de pessoas em situação de rua. São elas: Anjos da Cidade, Ondas de Amor e Paróquia São Miguel Arcanjo.
Sobre o Magalu
O Magalu é a empresa que está digitalizando o varejo brasileiro. Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da B3. Nos últimos anos, fez diversas aquisições, consolidando sua presença nacional. Além de mais de 1.400 lojas, em 21 estados do país, o Magalu conta com mais seis marcas online (Netshoes, Zattini, Shoestock, Época Cosméticos, Estante Virtual e KaBuM!), 180 000 sellers em seu marketplace, e a plataforma de food delivery AiQFome. O SuperApp da companhia é acessado por mais de 40 milhões de usuários ativos mensais. Atualmente, o Magalu emprega mais de 40 000 funcionários. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios.