Em Tupã (SP), programação de férias continua no Museu Índia Vanuíre

Em Tupã (SP), programação de férias continua no Museu Índia Vanuíre

Em Tupã (SP), programação de férias continua no Museu Índia Vanuíre

Agenda vai até o próximo dia 22, com brincadeiras, jogos, oficinas, roda de conversa, contação de história, dança, entre outras atividades gratuitas

Em Tupã (SP), a programação especial de férias do Museu Índia Vanuíre, instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, continua com uma série de atividades gratuitas para todos os públicos.

Na próxima terça-feira (19), das 9h às 11h, será realizada uma “Corrida das Cores” que vai utilizar um dado colorido e materiais recicláveis como garrafas plásticas e tampinhas. Ganha quem completar o percurso primeiro com a cor escolhida.

Já na quarta-feira (20), das 9h às 11h, Marisa Silva, professora de dança, ensinará movimentos básicos de danças afro para as crianças.

Na quinta-feira (21), das 9h às 11h, a instituição realiza uma contação de história inspirada na literatura de cordel, seguida de uma oficina de xilogravura, técnica milenar que apresenta várias possibilidades artísticas a partir de gravuras.

Finalizando na sexta-feira (22), das 9h às 11h, em uma roda de conversa, Susilene Deodato falará sobre os hábitos e costumes da etnia Kaingang. Após o bate-papo, as crianças participarão de uma oficina de confecção de artesanato indígena.

Outras atividades

Além da programação especial de férias, todos os sábados, o Museu Índia Vanuíre indica uma obra de leitura aos seguidores das redes sociais. Neste sábado (16), às 12h, a recomendação será “Yahi Puiro Ki’ti: a origem da Constelação da Garça”, de Jaime Diakara. A obra faz parte da edição Nheengatu, tendo como objetivo apresentar às crianças e adolescentes conhecimentos dos povos indígenas da Amazônia.

Aos finais de semana, a instituição apresenta diversas ações no projeto “Família no Museu”, sempre das 10h às 16h. Este mês, o destaque é para o jogo “Separar vitrines” que consiste em apresentar imagens do acervo e, de acordo com a figura apresentada, o visitante deverá encontrar o módulo pertencente àquela imagem, promovendo a aprendizagem cultural.

O Museu Índia Vanuíre abriga um acervo expressivo que reúne peças da história da cidade, além de objetos e artefatos de diversos povos indígenas brasileiros. Com objetivo de levar ao público um pouco da riqueza desse acervo, o museu apresenta às segundas-feiras informações e curiosidades sobre a coleção. Na próxima segunda (18), às 12h, as redes sociais da instituição vão compartilhar imagens de um cinto dos “índios gigantes”. Acesse e confira.

Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *