Em Tupã (SP), programação de férias continua no Museu Índia Vanuíre
Agenda vai até o próximo dia 22, com brincadeiras, jogos, oficinas, roda de conversa, contação de história, dança, entre outras atividades gratuitas
Em Tupã (SP), a programação especial de férias do Museu Índia Vanuíre, instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, continua com uma série de atividades gratuitas para todos os públicos.
Na próxima terça-feira (19), das 9h às 11h, será realizada uma “Corrida das Cores” que vai utilizar um dado colorido e materiais recicláveis como garrafas plásticas e tampinhas. Ganha quem completar o percurso primeiro com a cor escolhida.
Já na quarta-feira (20), das 9h às 11h, Marisa Silva, professora de dança, ensinará movimentos básicos de danças afro para as crianças.
Na quinta-feira (21), das 9h às 11h, a instituição realiza uma contação de história inspirada na literatura de cordel, seguida de uma oficina de xilogravura, técnica milenar que apresenta várias possibilidades artísticas a partir de gravuras.
Finalizando na sexta-feira (22), das 9h às 11h, em uma roda de conversa, Susilene Deodato falará sobre os hábitos e costumes da etnia Kaingang. Após o bate-papo, as crianças participarão de uma oficina de confecção de artesanato indígena.
Outras atividades
Além da programação especial de férias, todos os sábados, o Museu Índia Vanuíre indica uma obra de leitura aos seguidores das redes sociais. Neste sábado (16), às 12h, a recomendação será “Yahi Puiro Ki’ti: a origem da Constelação da Garça”, de Jaime Diakara. A obra faz parte da edição Nheengatu, tendo como objetivo apresentar às crianças e adolescentes conhecimentos dos povos indígenas da Amazônia.
Aos finais de semana, a instituição apresenta diversas ações no projeto “Família no Museu”, sempre das 10h às 16h. Este mês, o destaque é para o jogo “Separar vitrines” que consiste em apresentar imagens do acervo e, de acordo com a figura apresentada, o visitante deverá encontrar o módulo pertencente àquela imagem, promovendo a aprendizagem cultural.
O Museu Índia Vanuíre abriga um acervo expressivo que reúne peças da história da cidade, além de objetos e artefatos de diversos povos indígenas brasileiros. Com objetivo de levar ao público um pouco da riqueza desse acervo, o museu apresenta às segundas-feiras informações e curiosidades sobre a coleção. Na próxima segunda (18), às 12h, as redes sociais da instituição vão compartilhar imagens de um cinto dos “índios gigantes”. Acesse e confira.
Visitação
O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).