Confira também o desempenho de marcas e modelos no 1º semestre
Responsáveis por 48,64% dos 165.470 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em junho, as vendas diretas tiveram a Fiat (23,33%) em sua 22ª liderança consecutiva entre as montadoras. Confortável na 2ª posição, a VW teve 18,10% de marketshare. Jeep (10,10%), Hyundai (9,23%) e Chevrolet (8,22%) completaram as cinco primeiras colocações.
Ausente da liderança entre os automóveis desde dezembro, o VW Gol (7.642) sobrou no mês passado. Em sua melhor posição desde o lançamento, o Fiat Cronos (5.067) foi o modelo mais próximo, ambos com mais de 80% de dependência. Preferido em maio, o Hyundai HB20 (4.824) completou o pódio sob ameaça direta do Jeep Compass (4.681), nº 1 entre os SUVs.
© Motor1.com BrasilPeugeot 208 1.0 Style 2023
Cada vez mais forte na modalidade – foram mais de 96% -, o Peugeot 208 (4.187) assegurou a 5ª posição. Sedã líder em maio, o VW Voyage (3.585) foi o 6º tendo apenas 18 unidades comercializadas por concessionárias. Sem nenhum modelo de entrada entre os 10 primeiros, Fiat Mobi e Renault Kwid tiveram um empate técnico na briga pelo 11º lugar (2.136 x 2.134).
Nº 1 no varejo, o Hyundai Creta (1.191) foi apenas o 18º. Dos modelos do top 50, apenas três tiveram todas as suas unidades comercializadas fora do varejo, dois deles da Volvo: o XC40 (122) e o XC60 (84). O outro foi o elétrico Renault Zoe (129), 38º. Assim como em maio, o Honda City Hacth (100), 43º, foi o menos dependente da modalidade (6,39%).
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | JUN.22 (A) |
1º | VW GOL | 7.642 | 81,00% | 9.435 |
2º | FIAT CRONOS | 5.067 | 83,79% | 6.047 |
3º | HYUNDAI HB20 | 4.824 | 60,77% | 7.938 |
4º | JEEP COMPASS | 4.681 | 76,69% | 6.104 |
5º | PEUGEOT 208 | 4.187 | 96,28% | 4.349 |
6º | VW VOYAGE | 3.585 | 99,50% | 3.603 |
7º | CITROËN C4 CACTUS | 3.553 | 96,97% | 3.664 |
8º | VW T-CROSS | 2.826 | 44,79% | 6.309 |
9º | JEEP RENEGADE | 2.716 | 65,87% | 4.123 |
10º | NISSAN KICKS | 2.387 | 55,32% | 4.315 |
11º | FIAT MOBI | 2.136 | 45,21% | 4.725 |
12º | RENAULT KWID | 2.134 | 42,32% | 5.043 |
13º | FIAT ARGO | 1.698 | 54,83% | 3.097 |
14º | HYUNDAI HB20S | 1.624 | 64,99% | 2.499 |
15º | CHEVROLET TRACKER | 1.276 | 24,02% | 5.312 |
16º | RENAULT DUSTER | 1.250 | 67,97% | 1.839 |
17º | TOYOTA COROLLA | 1.222 | 31,87% | 3.834 |
18º | HYUNDAI CRETA | 1.191 | 20,10% | 5.924 |
19º | JEEP COMMANDER | 1.184 | 83,03% | 1.426 |
20º | CHEVROLET SPIN | 1.118 | 72,64% | 1.539 |
21º | FIAT PULSE | 939 | 19,40% | 4.839 |
22º | CHEVROLET ONIX PLUS | 908 | 23,44% | 3.874 |
23º | RENAULT SANDERO | 829 | 78,06% | 1.062 |
24º | CHEVROLET ONIX | 807 | 20,44% | 3.949 |
25º | RENAULT LOGAN | 802 | 89,61% | 895 |
26º | TOYOTA COROLLA CROSS | 587 | 14,97% | 3.920 |
27º | HONDA CITY | 489 | 20,12% | 2.431 |
28º | TOYOTA YARIS SEDAN | 393 | 30,80% | 1.276 |
29º | VW NIVUS | 355 | 12,12% | 2.930 |
30º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 337 | 32,78% | 1.028 |
31º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 316 | 33,40% | 946 |
32º | TOYOTA YARIS HATCH | 252 | 11,26% | 2.239 |
33º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 221 | 29,70% | 744 |
34º | HYUNDAI TUCSON | 197 | 82,08% | 240 |
35º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 150 | 16,48% | 910 |
36º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 147 | 41,06% | 358 |
37º | CHEVROLET EQUINOX | 129 | 56,83% | 227 |
38º | RENAULT ZOE | 129 | 100,00% | 129 |
39º | VW TAOS | 124 | 14,81% | 837 |
40º | VOLVO XC40 | 122 | 100,00% | 122 |
41º | FORD BRONCO | 103 | 44,98% | 229 |
42º | PEUGEOT 2008 | 101 | 80,80% | 125 |
43º | HONDA CITY HATCH | 100 | 6,39% | 1.564 |
44º | TOYOTA SW4 | 89 | 7,61% | 1.169 |
45º | PEUGEOT 3008 | 87 | 90,63% | 96 |
46º | AUDI Q5 | 85 | 83,33% | 102 |
47º | VOLVO XC60 | 84 | 100,00% | 84 |
48º | RENAULT CAPTUR | 83 | 39,71% | 209 |
49º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 81 | 64,29% | 126 |
50º | VW VIRTUS | 80 | 19,28% | 415 |
Campeã geral da modalidade mais uma vez, a Fiat Strada (6.320) teve quase 2/3 de seus registros na modalidade – em maio, esse número foi superior a 75%. Fiat Toro (2.536) e Chevrolet S10 (2.332) repetiram as mesmas posições dos últimos três meses. As três picapes da Ram à venda por aqui (1500, 2500 e 3500) novamente ultrapassaram os 90% de emplacamentos através de faturamento direto.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | JUN.22 (A) |
1º | FIAT STRADA | 6.320 | 64,23% | 9.840 |
2º | FIAT TORO | 2.536 | 56,59% | 4.481 |
3º | CHEVROLET S10 | 2.332 | 78,65% | 2.965 |
4º | TOYOTA HILUX | 1.192 | 31,00% | 3.845 |
5º | FIAT FIORINO | 1.015 | 64,57% | 1.572 |
6º | MITSUBISHI L200 | 849 | 51,33% | 1.654 |
7º | RENAULT DUSTER OROCH | 759 | 81,53% | 931 |
8º | FORD RANGER | 745 | 55,81% | 1.335 |
9º | VW SAVEIRO | 744 | 98,54% | 755 |
10º | RENAULT MASTER | 566 | 85,37% | 663 |
11º | NISSAN FRONTIER | 412 | 52,02% | 792 |
12º | RENAULT KANGOO | 393 | 100,00% | 393 |
13º | FORD MAVERICK | 176 | 72,43% | 243 |
14º | PEUGEOT EXPERT | 164 | 48,38% | 339 |
15º | RAM 3500 | 150 | 99,34% | 151 |
16º | RAM 1500 | 149 | 99,33% | 150 |
17º | CITROËN JUMPY | 145 | 52,16% | 278 |
18º | FIAT DUCATO | 83 | 63,36% | 131 |
19º | RAM 2500 | 52 | 100,00% | 52 |
20º | FORD TRANSIT | 40 | 37,04% | 108 |
21º | PEUGEOT PARTNER | 33 | 36,26% | 91 |
22º | VW / MAN EXPRESS | 25 | 16,23% | 154 |
23º | FIAT SCUDO | 12 | 100,00% | 12 |
24º | PEUGEOT BOXER | 7 | 43,75% | 16 |
25º | CITROËN JUMPER | 3 | 25,00% | 12 |
26º | IVECO DAILY 35-150 | 3 | 1,83% | 164 |
27º | VW AMAROK | 3 | 3,61% | 83 |
28º | CHEVROLET MONTANA | 2 | 50,00% | 4 |
29º | HYUNDAI HR | 2 | 5,71% | 35 |
No 1º semestre
A participação das vendas diretas no 1º semestre cresceu em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 43,85% dos 851.444 veículos 0km emplacados. A Fiat, com 27,7% de participação, se manteve no topo, agora seguida pela Jeep (12,64%). VW (10,87%), Chevrolet (10,76%) e Hyundai (10,04%) completaram as cinco primeiras colocações.
Mais forte no varejo nos últimos anos, o Hyundai HB20 (23.640) “virou a chave” e assumiu a liderança entre os automóveis – em 2021, o hatch havia sido apenas o 17º colocado. Mas não foi fácil, já que a vantagem sobre o Jeep Compass (23.564) foi inferior a 100 unidades. Único veículo de entrada no top 10, o Fiat Mobi completou o pódio com 16.482 unidades.
© Motor1.com Brasilrenegade-longitude-1
Numa disputa acirradíssima pela 4ª posição, o Jeep Renegade – vitorioso há um ano – ficou à frente do VW Gol por apenas 7 unidades (15.589 x 15.582). Com quase 88% de seus registros na modalidade, o Peugeot 208 (13.242) apareceu em sexto. Vindo logo em sequência, Fiat Cronos (11.500), Fiat Argo (10.091) e Citroën C4 Cactus (9.560) asseguraram a presença de sete modelos da Stellantis no pelotão de cima.
Iniciando seu 1º ano cheio, o Jeep Commander (8.034) aparece em 12º. Carro mais vendido no país até 2020, o Chevrolet Onix (7.064) foi o 15º, atrás do Nissan Kicks (7.624). Vice-líder no varejo, o Hyundai Creta (3.214) foi apenas o 26º. Numa disputa entre os modelos mais recentes da Honda, o City Hatch (1.626) ficou à frente do City (1.549).
O único modelo com a totalidade de seus emplacamentos foi o Volvo XC60 (1.001). Outro representante da marca sueca, o XC40 (766) teve apenas uma unidade comercializada no varejo. Em 49º, o Toyota SW4 (462) foi o menos dependente da modalidade.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | TOTAL 1º SEM. 2022 (A) |
1º | HYUNDAI HB20 | 23.640 | 55,19% | 42.834 |
2º | JEEP COMPASS | 23.564 | 75,94% | 31.029 |
3º | FIAT MOBI | 16.482 | 52,40% | 31.453 |
4º | JEEP RENEGADE | 15.589 | 62,66% | 24.880 |
5º | VW GOL | 15.582 | 66,01% | 23.607 |
6º | PEUGEOT 208 | 13.242 | 87,81% | 15.081 |
7º | FIAT CRONOS | 11.500 | 71,25% | 16.140 |
8º | FIAT ARGO | 10.091 | 45,60% | 22.128 |
9º | CITROËN C4 CACTUS | 9.560 | 90,04% | 10.618 |
10º | HYUNDAI HB20S | 9.064 | 58,64% | 15.456 |
11º | VW T-CROSS | 8.613 | 26,20% | 32.871 |
12º | JEEP COMMANDER | 8.034 | 83,19% | 9.657 |
13º | VW VOYAGE | 7.711 | 93,99% | 8.204 |
14º | NISSAN KICKS | 7.624 | 44,62% | 17.087 |
15º | CHEVROLET ONIX | 7.064 | 20,87% | 33.850 |
16º | CHEVROLET ONIX PLUS | 7.031 | 26,10% | 26.941 |
17º | CHEVROLET TRACKER | 6.476 | 24,02% | 26.966 |
18º | TOYOTA COROLLA | 6.188 | 29,70% | 20.836 |
19º | CHEVROLET SPIN | 5.526 | 80,08% | 6.901 |
20º | RENAULT DUSTER | 4.539 | 47,59% | 9.537 |
21º | FIAT PULSE | 4.437 | 18,46% | 24.035 |
22º | RENAULT LOGAN | 4.384 | 94,18% | 4.655 |
23º | RENAULT KWID | 4.335 | 18,81% | 23.049 |
24º | TOYOTA COROLLA CROSS | 3.700 | 16,62% | 22.267 |
25º | PEUGEOT 2008 | 3.606 | 91,78% | 3.929 |
26º | HYUNDAI CRETA | 3.214 | 10,99% | 29.255 |
27º | RENAULT SANDERO | 3.190 | 67,81% | 4.704 |
28º | FIAT SIENA | 2.731 | 67,94% | 4.020 |
29º | TOYOTA YARIS HATCH | 2.259 | 18,84% | 11.992 |
30º | VW NIVUS | 2.202 | 13,21% | 16.674 |
31º | TOYOTA YARIS SEDAN | 2.025 | 29,67% | 6.824 |
32º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 1.979 | 40,93% | 4.835 |
33º | HONDA CITY HATCH | 1.626 | 19,50% | 8.340 |
34º | CAOA CHERY TIGGO 3X | 1.612 | 47,25% | 3.412 |
35º | HONDA CITY | 1.549 | 12,53% | 12.358 |
36º | HYUNDAI TUCSON | 1.475 | 70,95% | 2.079 |
37º | VW VIRTUS | 1.438 | 51,60% | 2.787 |
38º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 1.329 | 29,38% | 4.524 |
39º | RENAULT CAPTUR | 1.050 | 42,93% | 2.446 |
40º | VOLVO XC60 | 1.001 | 100,00% | 1.001 |
41º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 884 | 74,92% | 1.180 |
42º | VOLVO XC40 | 766 | 99,87% | 767 |
43º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 719 | 13,96% | 5.151 |
44º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 601 | 38,48% | 1.562 |
45º | FIAT UNO | 575 | 77,28% | 744 |
46º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 562 | 12,54% | 4.480 |
47º | NISSAN VERSA | 497 | 11,92% | 4.171 |
48º | AUDI Q5 | 488 | 71,87% | 679 |
49º | TOYOTA SW4 | 462 | 6,90% | 6.700 |
50º | CAOA CHERY ARRIZO 6 | 430 | 39,81% | 1.080 |
Entre os comerciais leves, mais uma dobradinha da Fiat com a Strada (36.309) emplacando quase o triplo da Toro (13.573). A Chevrolet S10 (10.929) completou o pódio com grande vantagem sobre a rival Toyota Hilux (5.988) na disputa pela posição de honra entre as picapes maiores – a japonesa, vale ressaltar, foi a única do top 10 com menos de 30% de registros na modalidade.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | TOTAL 1º SEM. 2022 (A) |
1º | FIAT STRADA | 36.309 | 71,13% | 51.046 |
2º | FIAT TORO | 13.573 | 52,48% | 25.863 |
3º | CHEVROLET S10 | 10.929 | 78,20% | 13.976 |
4º | FIAT FIORINO | 6.017 | 62,73% | 9.592 |
5º | TOYOTA HILUX | 5.988 | 27,79% | 21.546 |
6º | MITSUBISHI L200 | 3.709 | 51,22% | 7.242 |
7º | VW SAVEIRO | 3.673 | 97,14% | 3.781 |
8º | FORD RANGER | 3.066 | 45,96% | 6.671 |
9º | RENAULT DUSTER OROCH | 2.813 | 73,37% | 3.834 |
10º | RENAULT MASTER | 2.376 | 53,57% | 4.435 |
11º | NISSAN FRONTIER | 1.519 | 37,98% | 3.999 |
12º | FIAT DUCATO | 1.227 | 72,56% | 1.691 |
13º | PEUGEOT EXPERT | 849 | 42,28% | 2.008 |
14º | CITROËN JUMPY | 738 | 46,65% | 1.582 |
15º | VW AMAROK | 673 | 34,64% | 1.943 |
16º | FORD MAVERICK | 609 | 80,77% | 754 |
17º | RAM 2500 | 584 | 98,98% | 590 |
18º | RENAULT KANGOO | 393 | 100,00% | 393 |
19º | VW / MAN EXPRESS | 326 | 27,70% | 1.177 |
20º | RAM 3500 | 236 | 94,78% | 249 |
21º | FORD TRANSIT | 222 | 49,12% | 452 |
22º | RAM 1500 | 218 | 97,76% | 223 |
23º | IVECO DAILY 35-150 | 150 | 12,21% | 1.228 |
24º | PEUGEOT PARTNER | 94 | 33,69% | 279 |
25º | HYUNDAI HR | 78 | 13,93% | 560 |
26º | FIAT DOBLÒ | 16 | 88,89% | 18 |
27º | PEUGEOT BOXER | 15 | 23,44% | 64 |
28º | IVECO DAILY 30-130 | 13 | 3,76% | 346 |
29º | FIAT SCUDO | 12 | 100,00% | 12 |
30º | CITROËN JUMPER | 11 | 26,83% | 41 |
31º | CHEVROLET MONTANA | 9 | 69,23% | 13 |
32º | IVECO DAILY | 5 | 2,92% | 171 |
33º | KIA K2500 | 3 | 0,26% | 1.165 |
34º | AGRALE MARRUÁ | 2 | 100,00% | 2 |
35º | JAC T8 | 2 | 100,00% | 2 |
Fonte: Fenabrave