A cidade está ‘nascendo’ das águas do Oceano Índico. Em uma água azul-turquesa, a apenas 10 minutos de barco de Male, a capital das Maldivas, está sendo construída uma cidade flutuante, grande o suficiente para abrigar 20.000 pessoas.
Primeiramente, projetada em um formato semelhante a um cérebro, a cidade consistirá em 5.000 unidades flutuantes, incluindo casas, restaurantes, lojas e escolas, com canais no meio. E as primeiras unidades serão inauguradas este mês, com os moradores começando a se mudar no início de 2024, e toda a cidade deve ser concluída até 2027.
© Fornecido por Decor StyleUm arquipélago está ‘nascendo’ das águas nas Maldivas. Fotos: Divulgação/ Waterstudio.NL
Contudo, o projeto – uma joint venture entre o consultor imobiliário Dutch Docklands e o governo das Maldivas – não pretende ser um experimento selvagem ou uma visão futurista. Pois está sendo construído como uma solução prática para a dura realidade do aumento do nível do mar.
© Fornecido por Decor StyleUm arquipélago está ‘nascendo’ das águas nas Maldivas. Fotos: Divulgação/ Waterstudio.NL
Um arquipélago de 1.190 ilhas baixas, as Maldivas são uma das nações mais vulneráveis do mundo às mudanças climáticas. Além disso, oitenta por cento de sua área de terra está a menos de um metro acima do nível do mar, e com níveis projetados para subir até um metro até o final do século, quase todo o país poderia ser submerso.
Mas se uma cidade flutua, pode subir com o mar.
Portanto, esta é uma “nova esperança” para os mais de meio milhão de habitantes das Maldivas, disse Koen Olthuis, fundador do Waterstudio, o escritório de arquitetura que projetou a cidade.
© Fornecido por Decor StyleVeja a cidade flutuante que está nascendo nas Maldivas para abrigar 20 mil pessoas
“Isso pode provar que há moradias acessíveis, grandes comunidades e cidades normais na água que também são seguras. Então, eles (maldivos) passarão de refugiados climáticos a inovadores climáticos”, disse ele.
Fonte: CNN Style