Conferência gratuita será realizada por Kabage Karange, do Cave_bureau, escritório de arquitetos e pesquisadores com sede em Nairóbi, capital do Quênia, que mapeia explorações em arquitetura e urbanismo na natureza
A edição deste ano da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura, que começou em maio no Sesc Avenida Paulista e em junho no Centro Cultural São Paulo, apresenta em sua programação deste sábado dia 18, a conferência: Museu Antropocênico: arquitetura na era do trauma, resistência e cura – com Kabage Karange, do Cave_bureau
Os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência e haver[a transmissão online no canal do IABsp no Youtube (https://www.youtube.com/iabsp)
O Cave_bureau é um escritório de arquitetos e pesquisadores com sede em Nairóbi, capital do Quênia, que mapeia explorações em arquitetura e urbanismo na natureza. Seu trabalho aborda o contexto antropológico e geológico da cidade africana pós-colonial como forma de enfrentar os desafios de suas vidas rurais e urbanas contemporâneas.
Os programas de pesquisa e exposição se dão sob o que eles chamam de Museu do Antropoceno. Esse título conjunto reforça a proposição da nova era geológica em que vivemos, embora de um ponto de vista decolonial.
Buscam desafiar coletivamente a concepção e operação ocidental dominante do Antropoceno, que é, na verdade, enraizada no imperialismo e no colonialismo de assentamentos atuais. A partir de uma perspectiva da narrativa oral africana, encenamos eventos de resistência natural em cavernas com diversas comunidades localizadas em torno dessas estruturas pré-históricas, para lembrar nossas antigas e recentes histórias de trauma, ao passo que começamos a imaginar novos modos arquitetônicos de cura.
Serviço
Local: Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000.
Data: Sábado, dia 18
Horário: das 16 ás 18 horas
Transmissão online no canal do IABsp no Youtube (https://www.youtube.com/iabsp)
Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência. Grátis